dos «gloriosos» bloqueios…

20120322-ojogo© pasquim do ‘Quim Oliveirinha

.
caríssima(o)
,

a propósito das mais recentes evidências, denunciadas por Pierluigi Collina, o responsável máximo da UEFA em questões de arbitragem, num artigo publicado no jornal italiano Gazzeta dello Sport (aqui), afirma-se:
:

E ancora nel 2013 a tutti gli arbitri UEFA è stata inviata una clip che evidenziava proprio la tattica utilizzata dal benfica in occasione dei calci di punizione laterali, con almeno due-tre attaccanti che avevano il solo compito di bloccare in maniera irregolare gli avversari. La raccomandazione data ad arbitri, assistenti e addizionali è stata quella di essere particolarmente attenti quando su una palla inattiva gli attaccanti di una squadra si posizionano in chiaro fuorigioco, perché a quella posizione farà certamente seguito un movimento che influenzerà lo svolgimento dell?

.

como se pode ler aqui e sucintamente:
:

No referido artigo de Pierluigi Collina, o responsável pela arbitragem da UEFA deu como exemplo uma jogada do benfica, na meia da Liga Europa de 2012/2013, frente ao Fenerbahçe e aconselhou os árbitros, nas competições europeias, a assinalar falta sempre que vislumbrem uma situação em que um futebolista corra na direcção de um adversário sem a possibilidade de disputar a bola e com o único propósito de o bloquear.
O exemplo dado por Collina (imagem eBidente aqui) e que na opinião do antigo árbitro deveria ter sido anulado, ocorreu na meia-final da Liga Europa em que Lima, em fora-de-jogo posicional e antes da marcação de um livre, impede o adversário de recuar e disputar a jogada.
.

.

Vítor Pereira denunciou-o aqui, em Março de 2012, afirmando:
.

Mas o 5lb resolve jogos, uns atrás dos outros, através de bolas paradas e muitas delas precedidas de bloqueios, que são feitos sistematicamente.
Vejam com atenção se todas as bolas paradas perigosas do 5lb não são frutos de bloqueio, e precedidas de falta
.
.

no alto da sua «gloriosa» arrogância, jeBus proclamou:
.

O treinador do FC Porto falou nisso depois do jogo, como estratégia. Já tivemos isso no passado. Antigamente era o Aimar que se atirava para a piscina, assim como o Saviola… Com isso já fomos penalizados em Coimbra. Agora a ideia é a mesma.
No futebol não há bloqueios. Não existe essa palavra nas leis do jogo. Foi uma forma de alertar para a qualidade das bolas paradas do 5lb, e para a forma como agarram e puxam, nomeadamente os nossos centrais.
Os jogadores agarram-se uns aos outros, mas o grande prejudicado tem sido o 5lb: agarram sempre o Luisão. No segundo golo, o Luisão está a ser agarrado por dois jogadores, embora não entre na jogada… É para chamar a atenção para o nosso poder nas bolas paradas, mas os grandes prejudicados somos nós.
Não trabalhamos bloqueios, isso é no basquetebol. Mas digo aos meus jogadores que, se estão agarrados, têm de arranjar maneira de não ser. A estratégia já está gasta… A ideia é essa. Quero que os árbitros tenham olho naquilo que fazem ao Luisão, ao Javi e ao Jardel. Não os deixam entrar em zonas que temos trabalhadas, para a bola parada. Gostava que os árbitros estivessem atentos aos agarrões e às obstruções. Essa é a única palavra que existe no futebol, não bloqueios
.

.
e fê-lo apesar dos desmentidos de antigos jogadores por si treinados (aqui):
:

Treinávamos bloqueios no Belenenses. O treinador [jorge jeBus] indicava, por assim dizer, o elo mais fraco do adversário e apontávamos para aí. Por isso, não há de ser agora, no benfica, que vão deixar de treinar… Aliás, basta ver os jogos. Não é algo que acontece uma ou duas vezes. São duzentas, trezentas. Não digam que não é estratégia, porque é. Se querem atirar areia para os olhos...

.

mais uma vez, em relação ao jorge jeBus e com o total branqueamento da(s) situação(ões) no pasquim da Travessa da Queimada (o qual não dedica uma única palavra para o acima descrito, na edição impressa desta Quarta-feira…), ao contrário do pasquim do Quim Oliveirinha (aqui), confirma-se aquele adágio popular que reza qualquer coisa de a Verdade (desportiva ou outra qualquer) ser como aquela gordura natural que se extrai das oliveiras...

.

disse!

.

Anúncios

3 thoughts on “dos «gloriosos» bloqueios…

  1. E dizia o pipa de água choca que o futebol português não tinha grande destaque “lá fora”… mais uns quantos a desdizê-lo 😉

    Mas a esses destaques não faz referência o pasquim onde debita umas alarvidades em forma de letras.

    Abr@ço!!!

    Gostar

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s