acerca do ‘manto protector’…

mantobb© google
.

e-mail enviado para a ‘newsletter‘ “dragões diário“:

(e que surge no seguimento das denúncias, à data e hora destas linhas, aqui, aqui, aqui e aqui)
.

.

.

exmos senhores,

o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Portocaso ainda não estejam recordados da minha pessoa, sou o “chato do gajo do blogue ‘Tomo III’ “… exacto!, esse mesmo…

peço desculpa por incomodar numa solarenga tarde, de uma Segunda-feira, em pleno mês de Agosto, mas ele há coisas que não podem esperar por um Amanhã, sequer por um “em breve”.

pela presente mensagem, apresento-vos nova pertinente reclamação, enquanto subscritor da newsletter do Clube e enquanto seu leitor regular (por que diário, assíduo).
o motivo desta surge no seguimento do meu e-mail anterior e no «inconseguimento» do Clube em reagir, em tempo útil, ao célebre «manto protector».

mais do que as minhas palavras, permitam-me citar José Fernando Rio, comentador no “Porto Canal”, nomeadamente o ponto 5.:

«

4. O 5lb acabou a golear, num jogo em que podia ter perdido. Não fosse Júlio César e a inépcia dos avançados estorilistas, e o resultado teria sido outro. Vimos um 5lb tolhido durante 75 minutos e que só se mostrou depois do Estoril ter feito duas alterações simultâneas e “suicidas”. Foram quatro, mas se o jogo continuasse, teriam sido ainda mais.
O spórtém ganhou ao Tondela já quando ninguém o esperava, nem mesmo os calimeros. Enquanto teve forças, o spórtém dominou e chegou à vantagem; já na segunda parte, o Tondela reagiu, equilibrou a partida e chegou à justa igualdade e, até ao final do jogo, nenhuma das equipas se superiorizou à outra.

5. Vítor Pereira está de parabéns. Ontem, [na ‘cesta de pão’], Tiago Martins perdoou, logo aos 10 minutos, uma grande penalidade ao 5lb. O iLusão empurra o jogador do Estoril dentro da área [vídeo do lance aqui] e o juiz lisboeta finge que não vê. A isto se chama #colinho.
Na Sexta-feira, em Aveiro, Carlos Xistra valida um golo em fora-de-jogo ao Tondela e assinala uma grande penalidade (duvidosa) a favor do spórtém, no seguimento de um lançamento lateral irregular. Isto no final de uns injustificados cinco minutos de descontos…

Na Supertaça, Jorge Sousa anula mal um golo ao spórtém e perdoa uma grande penalidade clara sobre Gaitan…
“Isto” já para não falar da performance atabalhoada de Fábio Veríssimo, no Estádio do Dragão…

Para começo, não está mal.

»

sincera e honestamente, faço votos sinceros para que o Clube, por uma sua voz oficial e/ou pela sua newsletter, tome uma posição, a fim de se evitarem: (i) o escândalo da “verdade desportiva” da época transacta, (ii) os silêncios ensurdecedores e quase cúmplices, da Estrutura Portista perante aquela, (iii) o reclamar tardio pelo pugnar da verdadeira Verdade Desportiva, que entretanto se impunha e (iv) a imagem de autênticos “meninos de coro” (para não afirmar: morcões, lorpas, cepos, ingénuos) que passámos para a Opinião Pública, em geral, e para os nossos detractores, em particular.
escuso-me a relembrar a velha máxima do Mestre («enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos») perante aquele regafofe e pela tomada de posição que, de facto, se impõe…
despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em mensagens anteriores, por ser algo em que acredito:

«sei que “isto” mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto «são ‘pienners’»…
mas, também compreenderão que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência, por parte de quem lida com os leitores afectos ao FC Porto diariamente…»
.

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

o administrador do blogue ‘Tomo III
Miguel Lima

.

.
disse!
.

Anúncios

6 thoughts on “acerca do ‘manto protector’…

  1. Mete-me nojo ver que clubes jogam tão pouco a bola, muitas vezes abaixo dos seus adversários vão ganhando jogos as custas de quem apita. Se acho que a SAD tem que olhar para os jogos dos outros e criticar as arbitragens dos outros? Publicamente não, a expor criticas tem que ser na Liga, APAF e FPF, não podemos entrar já em discussões públicas porque o essencial é proteger a equipa e preparar os nossos jogos…agora certinho é, q quando derem as nomeações para a Madeira, e nos calhar um Paixão, se não cair o carmo e a trindade antes do jogo cai depois…em condições normais, este ano era campeonato para levar 21 pontos de vantagem…
    Já agora sou um leitor habitual do blog, apesar de não comentar, e aprecio muito os seus textos, está de parabéns Miguel!

    Liked by 1 person

  2. Isto, isto, isto.

    Claro que ainda é cedo para a torpedagem. Mas a newsletter DD e a política de comunicação do clube em nada têm a ganhar se continuarem a ser os “bons rapazes” que foram o ano passado. Mais incisivos, quando for necessário. E não apenas para o Pedro Tinto.

    Há uma diferença entre disparar comunicados a torto e a direito, à Botafogo, e saber falar com precisão cirúrgica.

    A exposição pública de arbitragens viciadas que torcem campeonatos também é uma forma de defender a equipa. São eles os principais visados desses mesmos malabarismos. São eles que perdem jogos com golos limpos mal invalidados ou são expulsos por faltas à entrada da área adversária. São eles que mais sentem na pele a força repulsiva do manto dentro de campo.

    Por isso, são também eles que têm de sentir o forcing do próprio clube para que o status quo não se perpetue. Já fui a favor da contenção total. Quando havia blindagem nos dois sentidos, ou seja, de dentro para fora e de fora para dentro. O problema é que agora não há nenhuma. E somos um alvo cada vez mais apetecível e mais atacado. Temos mesmo de nos defender.

    Se noutras latitudes, o manto protector está bem enraizado, por aqui, cabe-nos falar, pressionar, denunciar. Enfraquecer as raízes desse manto e não dar abébias para que isso se torne norma, para que não vejamos mais Fabianos Soares a justificar os benefícios ao Benfica com.. o estatuto do Benfica.

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s