‘nort@da’ do dia…

nort150915b© pravda
(clicar na imagem para ampliar)
.

NORTADA do dia (aqui), presente na edição impressa do pravda da Travessa da Queimada, desta Terça-feira (aqui).

a sério… confesso que «apenas e só» publico a dita cuja porque é tão-somente “O” termo mais pesquisado neste espaço de discussão, situação que já advém do (entretanto “falecido”) TOMO I.
.

comentário pertinente:
.

.

As 5 conclusões que importa retirar da 4ª jornada da I Liga:

1.
O FC Porto teve de derrotar o FC Arouca, o campo do Arouca e o João Capela, para somar os três pontos. Só uma equipa muito determinada e empenhada o conseguiria fazer. A vitória foi inequívoca e assente numa boa exibição.
Lopetegui fez quatro alterações no onze inicial o que permitiu ultrapassar algumas das dificuldades sentidas nos últimos jogos. O futebol foi mais apoiado, a bola circulou com mais rapidez, mais intensidade e chegou mais vezes à área adversária. E, quando ela lá chegava, o FC Porto metia quase sempre 3, 4 ou 5 jogadores!

2.
O FC Porto voltou a apresentar-se com 6 (!) novos jogadores e com dois deles a jogarem pela primeira vez pelo clube.
Tal como escrevi nas últimas 5 conclusões, a titularidade de André² era uma inevitabilidade: poderia demorar um pouco mais ou ter sido no Sábado; a Realidade é que de cada vez que ele entrou em campo a equipa melhorou. Em Arouca encheu o campo e esteve nos três golos da equipa.
Quem também esteve nos três golos foi Rúben Neves, que fez mais uma bela exibição, juntando qualidade, técnica, capacidade de transporte de bola e excelente visão de jogo. Uma (boa) dor de cabeça para Lopetegui!

3.
Os reforços mexicanos foram contratados para “pegarem de estaca” e estrearam-se à primeira oportunidade.
Layún fez um bom jogo, muito concentrado e seguro de início, subiu de rendimento com o passar de tempo e até esteve no 2º golo da equipa.
Corona foi o rei da festa: dois golos, quatro remates, estica o jogo pelas faixas, rompe bem para a área, muita técnica, velocidade e faro de golo!

4.
João Capela é um árbitro que não costuma “ter sorte” quando apita jogos do FC Porto ou jogos do 5lb. Ontem, não interferindo directamente no resultado, esteve muito infeliz na aplicação dos cartões amarelos. O FC Porto foi presenteado com 6 (!) cartões, metade deles injustificados, e deixou no bolso dois ou três para os jogadores do Arouca.
É que o «manto protector» também se nota aqui: nas duas últimas épocas Maxi Pereira viu, em média, 1 cartão amarelo a cada 3 jogos. Esta época, em apenas quatro jogos já viu 3 cartões!

5.
O 5lb goleou o Belenenses porque foi eficaz, porque a defesa azul envergonharia até no Campeonato Nacional de Seniores, porque ainda tem Gáitan e porque já teve Jesus.
Sim!, estes assomos ainda são da responsabilidade do ex-treinador.

.
disse!
.

Anúncios

3 thoughts on “‘nort@da’ do dia…

  1. Concordo com tudo o que diz. Apenas acho que é necessária alguma inteligencia emocional para gerir as oportunidades a André, Herrera e Ruben Neves para que todos se sintam parte da equipa. Deixo Imbula e Danilo de fora porque acho que vao acabar por serem titulares em quase todos os jogos.

    Gostei mais do Corona do que do Layún, acho que o lateral ainda precisa de se adaptar a uma defesa de 4. Apesar de contra o Kiev nao ser tao problemático, contra o Benfica já acho que pode ser algo perigoso apostar em Layún. Espero bem que nao…

    Gostar

  2. Boas amigo Tomo [Miguel]…

    Engraçado: esta época não se ouve a comunicação a falar de rotatividade, talvez pelo minha zona, mas também deixei de ouvir os nossos adeptos falarem disso… Que coincidência serem ambas as coisas em simultâneo não achas? Mas depois os mesmos dizem que são opiniões das suas próprias cabeças…

    Continue o excelente trabalho amigo…

    Grande Abraço e FORÇA GRANDE PORTO

    http://dragaoeaguia.blogspot.pt/

    Gostar

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s