em dia de aniversário… [actualizado com ‘nort@da’ do dia]

bandeirabw© google
.

caríssima(o),

antes de tudo e porque é mesmo o mais importante, no dia de hoje, nada tenho a acrescentar ao que escrevi aqui, há dois anos, a não ser que:

estamos todos de parabéns, adeptos de um clube centenário, que, apesar de não ser perfeito, se sabe reinventar, adaptando-se à Realidade (sempre mutável) da «indústria» muito própria e ‘sui generis‘ que é o Futebol, e que, apesar das intrínsecas maledicência e mesquinhez tugas, é o único que representa condignamente, “nesse enorme mundo que é o Estrangeiro”®, o nome do país que o escorraça e/ou enxovalha diariamente.
.

mesmo assim, neste dia tão festivo e enquanto não chega o de amanhã – igualmente importante, por todos os motivos que já sabemos, aos quais acresce mais um: não quero perder frente ao chelsky do Zé, sobretudo deste Zé, com o qual nem à missinha vou, mormente depois do palerma me ter insultado, afirmando que se sente inseguro na cidade que tão bem o acolheu por dois anos e meio -, há umas certas perguntinhas que (ainda) me assaltam a consciência e (im)pacientemente como que vão perturbando o meu (já de si sobressaltado) espírito. não são perguntas de algibeira, nem sequer daquelas com rasteira; são assim como que uma pedrita no sapato, que incomoda, que mói e que, por causa disso, convém retirar o quanto antes, para que tudo volte à normalidade. no caso em apreço, para que volte a ficar sossegadito no meu desassossego.
porque não as consegui colocar junto de quem de direito, sobretudo por falta de tempo, ei-las na esperança (vã) de que as mesmas cheguem aos destinatários. enquanto tal não acontece, também servem para partilhar contigo os meus sobressaltos – no fundo, a razão principal por que escrevo estas linhas (que não se podem confundir com as da célebre “porta 18”, que se fazem… como dizê-lo… “inspirar” de forma muito mais célere do que as minhas.
.

1) sobre o nosso FC Porto:
.

» Alberto Bueno, Sérgio Oliveira e Evandro foram convocados para o encontro de amanhã, a contar para a segunda jornada, da fase de grupos, da competição mais importante de clubes a nível mundial.
mais do que tentar saber se chegarão a alinhar um minutinho que seja frente ao chelsky, a minha pergunta vai noutro sentido: serão mesmo apostas de futuro para a presente temporada, ou servirão «apenas e só» para alinhar em encontros da taça da carica/ex-taça da bjeKa/competição-coiso?
é que e apesar de só estarmos a caminho da jornada 7 do campeonato, momentos houve em que gostava de ter visto qualquer um deles a entrar na partida. olha, por exemplo, em Moreira de Cónegos, acho que o Sérgio Oliveira não faria pior figura do que o Herrera, o qual se encontra numa forma física (no mínimo) deplorável…

» e por falar em Herrera, questiono-me se haverá ou não, um qualquer tipo de “vacas sagradas” no plantel?…
faço esta pergunta porque interrogo-me do porquê do mexicano e também do Brahimi, já agora, permanecerem nos vários onze que Lopetegui já fez alinhar, apesar de se perceber que um tempinho no banco não lhes fará nada mal, antes pelo contrário…
e também a teço porque  – e ironias ou qualquer tipo de maledicência e/ou conjectura e/ou especulação, à parte, que não fazem parte da minha maneira de ser e de viver o portismo – recuso-me a acreditar que tais titularidades servirão «apenas e só» para promover as carreiras desportivas dos ditos cujos, numa altura em que os seus contratos foram renovados e se percebe (nas entre-linhas) que têm que ser os próximos a ser “exportados”…
.

2) sobre o jornalixo tuga:
.

» gostava mesmo muito de saber do porquê de a esmagadora maioria das têbês tugas terem «gloriosamente» branqueado a grande penalidade que aconteceu em carnide, no passado Sábado, pelos 19′ (de uma partida que, nessa altura, estava empatada a 0) e que até o pravda da Travessa da Queimada afirma que aconteceu?
é que tenho a certeza que, se este lance tivesse acontecido com uma equipa mais a Norte da Segunda Circular, no mínimo teria direito a chamadas de capa em «ambos os três» pasquins desportivos tugas…
.

3) sobre o último empate do clube com nome de rotunda:
.

» depois do (para mim, inexplicável) silêncio na edição de hoje, da ‘newsletter‘ do nosso clube do coração, gostava muito de saber se e quando pretenderá agir judicialmente o nosso clube contra o rapazola, armado ao cagalhão mas já com idade para ter juízo, mormente pela responsabilidade que acarreta o cargo que (ainda) ocupa, por estas abjectas declarações (aqui e aqui)?
bem sei que não sou “dótor” nem cursei Direito, mas que o estupor é reincidente neste tipo de provocações, disso não tenho a menor dúvida. e que o que insinua é igualmente grave, também não há qualque cepticismo sobre esse aspecto, da minha parte. comigo, era obrigá-lo a sentar o seu calimero cu de ceirão “no mocho” o quanto antes (e Ontem já era tarde…), por forma a que (com)prove o que impunemente (ainda) vai afirmado a seu bel-prazer…
.

4) sobre o “nosso” ‘enfant terríBel‘:
.

nort290915v© pravda | dragão até à morte
(clicar na imagem para ampliar)
.

mais uma vez, confesso que cada vez vou tendo menos paciência para o Andresen… vejamos:

» «é melhor que ganhe o jogo contra o chelsky […] em que a vitória é quase uma exigência final», escreve ele, na sua NORTADA de hoje.
bem sei que estamos todos descontentes com a paupérrima exibição de Moreira de Cónegos e esse é o único ponto em que estamos em sintonia, nas «miseráveis actuações» que ele enumera, mas acho que vai uma distância considerável o exigir-se uma vitória no confronto desta noite, ante um adversário que definitivamente não é do nosso campeonato (que não só no sentido literal) e por muito que actualmente seja o 15º classificado da ‘Premier League‘.

» então agora já invoca Quaresma como exemplo de mais um «talento» que Lopetegui «deitou fora»?! é que não me esqueço do quanto zurziu no ‘mustang‘ ao longo da temporada passada… confesso que não estou surpreso com (mais) este ‘flick-flack’ encorpado à retaguarda…

» «teimoso, convencido e altivo» são três adjectivos que também se podem aplicar à personalidade do cronista – o mesmo que afirma peremptoriamente que «pode ser que ainda possa corrigir estas impressões [que tem sobre Lopetegui] e eu estarei, então, aqui – não para dar a mão à palmatória, mas para reconhecer que ele a deu».
.

disse!
.

3 thoughts on “em dia de aniversário… [actualizado com ‘nort@da’ do dia]

  1. Meu caro… O Clube da Rotunda nunca me enganou, carago!
    Ahahahah! E parabéns a nós! Parabéns!!
    Aquele “Zé” que por ali anda, é uma caricatura dum tal enorme treinador, um Mourinho, que tornou possível aquilo que muitos de nós achávamos uma completa impossibilidade. A partir daí, foram-se os c*lh*€s, ficaram-se os milhões, e nao passa agora dum merdoso medroso, banal treinador como tantos outros.

    Liked by 1 person

  2. MST ja escreve há anos no pasquim… para continuar a cair o cheque semanal, tem que debitar qualquer porcaria que se lembre. Excepções raras, que até escreve inspirado e em efectiva defesa do FCP; o resto deve ser escrito à pressão, enquanto sentado no “trono”, em tarefa idêntica à escrita.
    por isso, nada é de admirar…
    enfim…

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

