estórias do final-de-semana…

mafalda© Quino | google
.

1)
.

de facto e como já foi referido por muitos de nós, nesse “maravilhoso mundo que é a bluegosfera”®, em pleno regime de exclusividade – no sentido em que mais ninguém, para lá do universo azul-e-branco, quer saber -, está a ser impressionante este início de época da nossa equipa principal de Andebol.
quando se pensa que já se atingiu o Olimpo, eis que os seus profissionais nos surpreendem com uma tenacidade incrível de se reinventarem e aos objectivos propostos. estão todos de parabéns, mas há alguém que me merece uma palavra mais: Ricardo Costa.
desde o início que se previu que não seria uma tarefa fácil substituir Obradović. ele, temerariamente não se deixou amedrontar, aceitou o desafio e (acho que todos nós concordamos que) para cartão de visita, não se está a comportar nada mal, antes pelo contrário. e ainda bem que assim é, para desconsolo de um jornalixo tuga que persiste em demonstrar toda a sua «gloriosa» azia sempre, mas sempre! que os inéditos feitos desportivos nacionais não trajam de cores afectas à Segunda Circular: ignora-os, remetendo-os para singelas notas de rodapé e sem quaisquer chamadas de capa. de facto, fossem outros e estou em crer que outro “galo” cantaria…
é (só mais) uma nota que se regista, com o desprezo que esses sabujos do jornalixo tuga merecem…
.

2)
.

e por “falar” em jornalixo tuga.
neste final-de-semana, que antecede a semana do meu quadragésimo aniversário – já agora: é mesmo verdade que “arrebenta“? mas será sempre com “ternura” certo? – estive em Alfândega da Fé.
como já o referi e por mais do que uma vez, por lá, no Café Central da aldeia, o pravda da Travessa da Queimada e o pasquim do quim oliverinha nada podem contra o poder do lixo tóxico do grupo cofina. foi na ida para tomar o café, após o almoço de Sábado, que fiquei a saber que, para aquele “órgão de comunicação social” [cof…cof… cof…], entre tantos outros números e até bem mais simpáticos, são os «setenta milhões de folha salarial» que lhes atormentam a alma… OK! tudo bem… são critérios editoriais e há que distribuir a “palha” que os “burros” alegremente irão comer, pois, diz-se por aí, que uns, agora, já são «catorze milhões» e outros «perto de quatro milhões». é, de facto, muito fardo para “enfardar”, para tanta gentinha que não se farta de comer palha como se não houvesse Amanhã…
ainda sobre números e gostos, afirmo que eu prefiro adormecer com um largo sorriso no rosto por saber que, dentro em breve – muito em breve, até: à distância de «quatorze milhões de euros» – o meu clube do coração e de sempre, será, do lote daqueles que encararam o Euro2004 como o remédio para todos os males, o primeiro a se constituir como o legítimo dono do seu estádio de futebol, enquanto os outros – todos os outros! -, à data e hora destas “linhas” (que não são da “porta18”), não sabem lá muito bem o que fazer aos seus “elefantes brancos” (também não é a isso que me refiro)…
.

3)
.

em relação à última ida ao Café Central da aldeia, não resisto a partilhar contigo este episódio, que se conta em três penadas.
o meu sogro é benfiquista. aliás, toda a aldeia é afecta ao carnide, excepto o sr. Álvaro (residente) e eu, quando lá vou. a minha esposa também vibra com o FC Porto, mas em menor grau. adiante.
chagados ao café, o meu sogro tratou de “mostrar” o neto à comunidade. um dos presentes, vira-se para o Guilherme e pergunta-lhe: “então, meu menino, já és do 5lb?”. e ele, de pronto, sem pestanejar, hesitar ou olhar para o pai: “eu sou dragão!”. insiste-se mais uma vez, com a “ajuda” do Avô: “tu já gostas do 5lb, não gostas?”. novamente, sem hesitações: “já disse que sou do FC Porto!”.
a conversa da treta “morreu” ali. o pai do Guilherme nunca abriu a boca, mas não deixou de sair dali com um sorriso rasgado e o peito inchado de tanto orgulho, car@go!
.

4)
.

para quem tiver esse interesse:

» aqui, a edição impressa do pravda de Sábado.

» aqui, a edição impressa do pravda desta Segunda-feira de aniversário.

» aqui, uma “lembrança inédita” de mim para ti, a qual explica a imagem ali em cima.

.
disse!
.

Anúncios

13 thoughts on “estórias do final-de-semana…

  1. É do caralho!!!!
    Agora é o silêncio que impera. Convém não fazer ruído como diz o gajo que todos os dias entra pela porta 18!!!
    Não há “Donos da Bola”, não há “Prós e Contras”, não há vómitos pela manhã, nem recordes a serem batidos por alguma bola que até o jogo se recusa participar!!!!
    Fosse connosco e eram programas especiais, especialíssimos, com especialistas e outros “istas” que não passam de tachistas!!!!
    Mas continuo a acreditar que não é a 2ª Circular que divide o país ao meio. O maior culpado está entre nós. O maior culpado está a Norte do país.
    Andamos a perdoar a quem nos tem ofendido, caindo na tentação de quem não nos quer livrar do mal, apesar de não dizermos amén!!!

    P.S. Miguel, os sogros são “domesticados”. Já as sogras…

    Liked by 1 person

  2. 1. De facto na Europa estamos enormes, seja com ela na mão |não nesse sentido (: | ou com ela nos pés.
    2. Enfim eles falam muito dos nosso milhões, mas quando se trata duma tal “matemática bermelha” eles nem 1+1 sabem a conta.
    3. De pequenino se torce o pepino. De facto, menciono aqui que quando se escolhe o FC Porto desde as nossas tenras idades parece um acto de rebeldia visto pelos nossos velhos. De como: “Escolheu um clube que não é o do povo.” Se é que me entendes.
    4. Qual é a diferença que eles tanto marcaram? Help me here Sherlock.

    Abraços.

    Liked by 1 person

  3. Quem sai aos seus… 😉

    Quanto ao andebol, devo dizer-te que não concordo na totalidade contigo na questão da atenção dada aos nossos resultados. Olha que bem podia ser qualquer outra equipa que não mostravam nada. O país vive de e para o futebol (desportivamente falando, é claro). Já tivemos 4 ou 5 finais de Taças Europeias de Andebol com equipas portuguesas e praticamente não se falou disso. Nem nós, portistas, damos a devida atenção por vezes. O Caixa, por exemplo, está sempre mais cheio contra o Benfica (que tem uma equipa medíocre, neste momento), a meio da semana, do que num jogo de Champions num sábado.

    Quanto ao desempenho do nosso Porto nessa maravilhosa modalidade, dou os parabéns à equipa e ao Costa, como é óbvio, mas olha que não estou ainda totalmente convencido. São só algumas coisitas… que ainda estão demasiado sub-aproveitadas. Temos um plantel para jogar mais. Ainda mais! E apesar de toda a gente andar doida com o Quintana e o Laurentino (que são os melhores guarda-redes em Portugal, de longe), não é bom sinal que tenham de aparecer tantas vezes em jogo. Defensivamente, recuámos anos-luz face ao que fazíamos com Obradovic, o que a nível de Champions (principalmente), pode ser perigoso.

    Não obstante a excelente campanha na Champions e no Campeonato, considero que o nosso grupo está perfeitamente ao nosso alcance (não achei os espanhóis nada de extraordinário, e devemos ter feito o nosso 2º pior jogo da época contra o La Rioja), sendo que talvez só o Brest possa ter melhor plantel do que nós – e nós teremos seguramente o melhor plantel dos últimos 7 anos, com pelo menos dois bons jogadores por posição (coisa que o Obra nunca teve, sejamos justos).

    Ainda assim, tem havido evolução e estou ansioso pelos próximos jogos da Champions para ver como a malta se porta.

    Abração!!

    Liked by 1 person

    1. @ Z

      muito obrigado! pelas tuas palavras e pela pertinência do teu comentário, o qual não discuto por não estar tão “dentro” da modalidade como tu.
      para um leigo na matéria como eu, parece que se está no bom caminho – o que não significa que esteja tudo óptimo e não haja nada para melhorar, longe disso (e como tu o referes)!

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s