revisitar Manaca 35 anos depois… [‘nort@da’ incluída]

tonelzmerd© ojogo
.

caríssima(o),

antes de tudo o mais: temos que olhar para nós, para os nossos defeitos e para as nossas lacunas (que existem!), por forma a as corrigirmos o mais célere e na maior brevidade possível. aliás: tenho para mim que Ontem já era tarde.
assim sendo e para que conste, as linhas que se seguem não pretendem escamotear a nossa realidade (sobretudo) nos dois últimos jogos, sequer sonegar que estivemos francamente mal e que as exibições deixaram muito a desejar, até chegarem àquele ponto de saturação de, em pleno Estádio de Aveiro, ouvirem-se as nossas claques a clamarem por «palhaços joguem à bola» e a reivindicarem que «o Porto somos nós»…

[já agora e em relação ao jogo em causa, aqui tens o vídeo daquele momento de pura magia argelina – o qual também está perpetuado em GIF aqui.
e aqui, tens o vídeo que explica o motivo pelo qual há guarda-redes que, mais do que segurarem vitórias e ajudarem a conquistar campeonatos, também salvam o pescoço dos seus treinadores daquela bárbara invenção de Joseph-Ignace Guillotin… e aqui (lance corrido) e aqui (repetições), as imagens GIF daquele mesmo vídeo.
tomo (curioso vocábulo, este…) esta atitude porque há uns energúmenos que, reivindicando «direitos» de outrem, dedicam-se a bloquear vídeos no ‘youtubiu’® por motivos que vá-se lá saber quais serão… talvez estejam carentes, ou a precisar de miminhos, ou com muitos calos na mão, «e que assim»…]

.
feito o (devido) intróito, atente-se nas seguintes declarações:
.

.

É tudo muito rápido [sic]. Já estava com dificuldades físicas. Quando tento saltar, levo um toque do Slimani e depois a bola toca-me na mão. Não tive intenção mas parece que a bola toca-me na mão. O árbitro interpretou assim, não tenho nada a dizer… Fiquei triste. Por tudo o que fizemos, pelo que lutámos, não merecíamos, mas tenho de admitir que o Sporting foi superior.

[…]

Senti algumas emoções pois passei cinco anos fantásticos aqui. Nunca vou esquecer. Este clube diz-me muito. Mas tentei deixar um pouco a emoção de lado e fazer o meu trabalho o melhor possível. O lance da grande penalidade castiga-me um pouco, mas faz parte. Estou de cabeça levantada. Tenho pena pelo trabalho que fizemos, pelo que eu e os meus colegas deram, mas o futebol é mesmo isto… Saio de cabeça levantada, com o sentimento que dei tudo o que tinha.
.

partantos, a modos que um antigo jogador da casa, central de formação, mas que pensou ser guarda-redes por uns (breves) instantes, (in)tentou justificar o injustificável… o vídeo aqui não deixa dúvidas, bem como as imagens GIF aqui (lance corrido) e aqui (repetições).
e porque as minhas responsabilidades, neste caso em apreço, são nenhumas e não temo quaisquer represálias ou outras situações do género, eu afirmo, com todas as letras, que:

houve intenção do tonel em ajudar o spórtém. houve dolo.
e, decorrente daquela “incúria”, houve um resultado fraudulento.

.
já nem vou pela invocação do que, nestas alturas, é nosso hábito e com toda a razão – “o que não se escreveria e/ou comentaria se fosse connosco e/ou com um dos nossos!…” -, antes socorro-me desse capital branqueamento, em tons verde-pijama, por parte dos sabujos e autênticos pés-de-microfone de sempre, do jornalixo tuga. num só adjectivo: a-b-j-e-c-t-o.

[e, se dúvidas houver, basta conferir aqui, na edição impressa do pasquim do ‘quim oliveirinha, cuja capa e o editorial de Jorge Maia não explicam tudo. e claro está!, aqui, na edição do pravda da Travessa da Queimada, desta Terça-feira, onde “branco mais verde não há”® – a mesma edição onde consta a mais recente NORTADA, do nosso ‘enfant terríBel‘, sob o título “«estamos no bom caminho»?!” (aqui), e sobre a qual (re)afirmo: até um relógio parado está certo duas vezes ao dia*. para bom entendedor…
* para se compreender o alcance desta minha crítica assertiva, é favor ler o que escreveu aqui o caríssimo Vila Pouca e com o qual concordo em absoluto.
mais: para lá do que ignorantemente tece sobre Iker Casillas, apesar do acerto da sua dissertação sobre o momento actual da equipa, discordo com o autor no sentido em que é sistemático o seu recorrente bota-abaixismo. nunca me irei esquecer do que motivou o envio de uma missiva minha ao dito cujo, em 2013…]

.
mas, para mim, pior do que este #colinhoverde e de, tal como se refere no título, estarmos a revisitar o caso Manaca em pleno 2015, o que mais me incomoda é a persistência num ensurdecedor (quase que cúmplice) silêncio por parte de quem dirige os destinos do nosso Clube. é que transparece a ideia de que não há ninguém interessado (ou será capaz?) de dar um murro na mesa, como este aqui
.

por último, duas breves notas finais:

» aqui está a decorrer uma sondagem à qual agradeço a tua resposta sincera e a qual finda amanhã, sensivelmente pelas 19h;

» na segunda parte desta (enoooooorme) “posta de pescada”®, dá-se conta, para memória futura, do que de melhor aconteceu na última jornada, em termos de arbitragem tuga.

.
disse!
.

.
caríssima(o),

actualização desta nova rubrica, neste espaço de discussão pública, com título inspirado neste clássico musical dos anos 60 e alvo de várias versões, com o que (supostamente) de mais relevante aconteceu na jornada 10 e na jornada 11, da liga tuga, edição 2015/2016 – jornada incompleta pelos motivos conhecidos.

mais uma vez, convém referir que, com estes apontamentos, «apenas e só» se pretende salvaguardar, para memória futura e num mesmo local, as avaliações que o jornalixo tuga conferiu aos artistas apitadores de serviço envolvidos nas partidas que tiveram os três clubes (ditos) «grandes», na(s) jornada(s) em apreço.
e que, por jornalixo tuga, entenda-se que este não contempla qualquer pasquim referente ao grupo cofina, pois que o meu estômago tem limites (os quais não vão para lá do que considero ser comedida e moderadamente razoável).
e que convém deixar (bem) claro que a compilação e posterior divulgação pública desta rubrica estará sempre dependente “de terceiros”, isto é, de quem abnegadamente disponibiliza e partilha, de forma gratuita, as edições impressas dos pasquins em causa – como, por exemplo, aqui ou aqui..

jornada 10:
.

trib5lb

© pasquim do ‘quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)
.

tribfcp

© pasquim do ‘quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)
.

tribzmerd© pasquim do ‘quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar
)
.

sobre o lance na área do spórtém:

» o respectivo vídeo aqui;

» imagens GIF aqui (lance corrido) e aqui (repetições).
.

jornada 11:
.

tribfcp© pasquim do ‘quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)
.

bolhafcp© pravda
(clicar na imagem para ampliar)
.

tribzmerd© pasquim do ‘quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)
.

bolhazmerd© pravda
(clicar na imagem para ampliar
)
.

trib5lb© pasquim do ‘quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)
.

bolha5lb© pravda
(clicar na imagem para ampliar
)
.

.
disse!
.

12 thoughts on “revisitar Manaca 35 anos depois… [‘nort@da’ incluída]

  1. Caros,

    Primeiro de tudo gostaria de dizer que, tal como vocês, estou insatisfeito com alguns resultados… exibições e opções… MAS!

    Começo a ficar um bocado FARTO deste discurso derrotista de… “Ah! e tal o treinador!!! Ah e tal a SAD!!! Ah e tal o Presidente… Ah e tal vamos a Inglaterra e trazemos o saco cheio…”
    E que tal se tiverem o discurso de “Ahh e tal eu só sei criticar”?

    Tanto elogiam aqueles adeptos Ingleses do “You Never Walk Alone”… mas, nas alturas que a equipa mais precisa de vocês… sois os primeiros a largarem a mão e a dizerem para irem sozinhos!
    Pior: emprenham pelos ouvidos/olhos e não conseguem perceber a táctica orquestrada pelo INIMIGO!! Sim porque é bem mais que adversário… e este não tem HONRA!

    Ora vejamos:
    – Ou é porque é Espanhol/Basco.
    – Ou é porque só treinou selecções
    – Ou é porque tinha muita rotatividade…
    – Ou é porque o Presidente está velho…
    – Ou é porque a SAD só vê dinheiro…
    – Ou é porque a SAD não berra…
    – Ou é porque o Porto Canal…

    Não que não concorde com grande parte das criticas, MAS… e que tal, em vez de falarem mal e/ou assobiarem, aplaudirem a puxarem pela equipa? Em vez de se lamentarem/lamuriarem, ide às Assembleias-Gerais e façam-se ouvir!

    Vocês estão emprenhados pelos ouvidos/olhos e pela merda da DEScomunicaçao Social!

    Vejam só as capas dos jornais de hoje e comparem com a do dia a seguir aos jogos do Nosso Porto!
    Os Chorões ganharam ontem (OUTRA VEZ!) já no período de descontos e de penalty. E, mais uma vez, ou é de decisão errada do arbitro ou de uma atitude “estranha” do adversário….

    E, mesmo assim, há quem tenha coragem de dizer que, com o JJ, estaríamos já com a Champions nas mãos, a qual ainda nem sequer vai no fim da fase de grupos!

    O 5lb teve 30 e tal % de posse de bola [frente ao SC Braga], fez 3 ou 4 remates… levou com 2 ou 3 bolas nos ferros, e mesmo assim são os maiores!

    Se isto se passasse com o LOPETEGUI (Sim!, é assim que se escreve o nome do homem!) ia ser o descalabro, mas parece que os outros são o supra sumo e nós uma MERDA!

    Não quero com isto dizer que estamos bem (muito LONGE disso!!!!) mas também não estamos tão mal quanto nos querem pintar!

    Façam uma pequena análise a isto e depois só peço uma coisa:
    Pensem pela vossa cabeça e não pelo que querem que vocês pensem!

    Um forte abraço

    Liked by 1 person

    1. @ xebeu

      antes de tudo, obrigado! pela visita e pelo pertinente comentário.

      depois, informo-te que não são «vocês», antes euzinho: chamo-me Miguel Lima e sou o único que administra este espaço de discussão e que penso pela minha própria cabecinha – umas vezes bem, outra vezes mal, umas vezes estilo «ovelha choné» e/ou «zelota», outras vezes cáustico e crítico.

      assim sendo, desculpa mas não me revejo no “alvo” do teu comentário, porquanto que, desde que estou nestas lides cibernáuticas (a partir do ano da graça de 2008), estive, estou e sempre estarei com os meus. Lopetegui não é excepção e o facto de amiúde ser alvo de chacota noutros locais da bluegosfera confirma-o. mais: quem estoicamente suportou o otário malvado, em 2001/2002, e sempre acreditou na (im)possibilidade do Fonseca triunfar, nada pode apontar a Lopetegui.
      agora, tal não significa que seja acrítico e que, quando tudo parece desmoronar-se à nossa volta, faça de conta que nada acontece, sorria e continue na minha vidinha.

      portanto, peço desculpa mas reafirmo: não me revejo nas críticas que teces, nem serei eu o alvo das mesmas. aqui, neste espaço, defende-se o FC Porto e quem enverga o brasão abençoado ao peito.

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  2. Caro Miguel,

    Muito bem, apoiado no “post” e muito bem na resposta ao amigo Xebeu…!
    E mais, estou quase a fazer 50 anos de sócio do FC Porto; só para referir que tenho alguma experiência destas lides, e, mesmo que não seja o supra-sumo da barbatana, e que não seja detentor da verdade exclusiva, tenho no entanto o discernimento necessário para optar e apoiar aquilo que me parece certo, ou seja, ter opinião, que é disso que se trata.
    Mas vamos ao que interessa; este: intróito (introdução, preâmbulo, prefácio) só para dizer que sou um dos frequentadores deste blogue e normalmente gosto e subscrevo na integra os textos da autoria do Miguel Lima.
    Eu que reprovei a atitude de certos portistas (serão?!) que foram ao facebook do Mister Lopetegui apelidá-lo de Lorpategui e tentar escorraçá-lo; afirmei que se pode ser crítico, desde que construtivo e com elevação…!
    Quero por conseguinte referir que não me revejo em certas decisões do actual (des)treina do FC Porto, mas não vou ao ponto de insultar o homem, nem sequer sugerir a rescisão…
    Faço parte daqueles que acreditam que com o actual plantel é possível fazer melhor, mas também acho que há nos dirigentes do FC Porto gente com capacidade, para se for o caso, tomar as decisões que se imponham… Vamos portanto aguardar e veremos no futuro se se atingem os objectivos ou não…!
    Mas isto sem prejuízo de dar razão ao Miguel quando diz que é preciso dar um murro na mesa…!

    Abr@ço
    Armando Monteiro,
    http://www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    Liked by 1 person

    1. @ Monteiro

      grande, excelente comentário 🙂
      (não pelos elogios, que agradeço e que retribuo, mas pela Qualidade do mesmo. não me leves a mal, Monteiro, mas foi das primeiras vezes que senti que estavas verdadeiramente a comentar e de facto 🙂 confesso-te que é isso que pretendo: diálogo)

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  3. Só não te banem são os gifs da perversidade…

    Adiante…
    Ontem na Gala dos Dragões de Ouro deparei-me com algo que me repugnou:
    Ver Pedro Proença numa gala do nosso clube a dar um “prémio” a um jogador que pouco tem dado ao nosso clube.

    Enfim…
    Acho que já se chegou a um ponto de nós adeptos |insatisfeitos| estarmos a demonstrar a nossa insatisfação e nada de reciprocidade por parte da SAD.
    Teimosia?
    Ignorância?

    Não há uma pêta de Informação relevante vinda de lá.

    E nós adeptos aqui pregados sem parecer haver um fim.
    Este nivel a que o clube se encontra é realmente “sem igual”.

    Abraços.

    Liked by 1 person

    1. @ Filipe

      tudo o que (não) sei foi só hoje, pela net. confesso que não vi. assim como o maior nojo que tive foi o do conhecimento que o ‘shôr’ Serpa, “belenense” de berço e que muito nos estima, foi outro dos convidados VIP…

      a ver se regressam as vitórias e as exibições convincentes, para a malta não ter que pensar nestas merd@s que me repugnam e me revoltam as entranhas…

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  4. Miguel,
    Não foi por falta de tempo, antes por falta de disposição, só passei de lanço pela entrega dos Dragões de Ouro e de Honra…
    E quero confessar aqui que não tenho “pachorra” para shows deste género. Pareceu-me haver algum défice de fervor clubista, ou seja, de discursos a criticar por exemplo: o comportamento do “Nomeações” (Bruno Paixão); daquilo que verdadeiramente consegue empolgar os sócios, adeptos e simpatizantes azuis e brancos…!
    O único momento que me prendeu totalmente ao televisor foi no final o discurso de Jorge Nuno.
    O resto passou-me de lanço ao lado…

    Abraço,
    http://www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    PS – Por isso também a mim me passaram despercebidos os factos relacionados com a presença de certas personalidades pouco recomendáveis para os portistas (quero crer que não é, mas por vezes até pode parecer masoquismo).

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

