not@s soltas de um jogo muito competente (e algo mais)…

danilo© zerozero
.

1)

tristes dias que têm sido estas três últimas semanas. não poder exercer, de pleno direito, algo que faço por carolice, desde Julho de 2008, por receio de (sérias) represálias no local onde labuto, anda a mexer com o meu sistema nervoso… bem tento compreender a situação em que me encontro, mas não tem sido (nada) fácil…
infelizmente para todas(os) nós, nem sequer o Futebol conseguiu apagar esta minha mágoa, pelo menos até hoje – e já lá vamos. não poder “purgar” o meu estado de alma por aquelas exibições confrangedoras ante o Chelsky, o CD Nacional da Madeira (sobretudo os últimos 15 da segunda parte, jogados na manhã da última Segunda-feira, onde nem um remate fizemos!) e sobretudo o Feirense (para a Taça de Portugal), colocou-me num estado para lá do razoavelmente suportável em termos de inquietação interior e mormente de irritação exterior… enfim: melhores dias virão com certeza. adiante.

portanto, é da elementar justiça que este primeiro ponto seja dirigido a TI, visitante regular deste espaço, cuja lealdade sinceramente agradeço do fundo do coração, dando-te a conhecer o ponto da situação Presente. e este não melhorou (nada) desde a minha última referência ao dito cujo, pelo que estou em crer que o adágio “Ano Novo, Vida Nova”, em 2016, fará todo o sentido… adiante.
.

2)

este segundo ponto interlaça-se com o anterior porquanto que é um agradecimento muito especial ao “bLuE bOy” e à sua “mafaldinha” por terem proporcionado todas as condições para mais um salutar conBíBio do “bibó FC Porto, car@go!” – vídeo aqui.
foi mais um jantar, pleno de oportunidade e de Portismo, onde, entre os nossos e sem interferências externas (entenda-se: leitores que não são afectos ao nosso clube do coração), se pôde debater (sobretudo) o Presente do nosso Clube, com fito a um Futuro que se deseja risonho. quem marcou presença sabe (bem) ao que me estou a referir 😉
.

3)

sobre o encontro desta noite.
excepto nos últimos quinze minutos do primeiro tempo, acho que em termos de jogo-jogado, este foi a antítese daqueles que aludi ali em cima. com muita certeza, espicaçados pelo que aconteceu na Madeira, com aquela equipa que traja em tons de verde-pijaminha e sem querer claudicar como na época passada, nesse mesmo estádio, mas ante o CD Nacional (impossível, para mim, esquecê-lo!), entrámos fortes, agressivos (no bom sentido do termo), pressionantes, em busca do primeiro golo – o qual viria a ser obtido por Danilo (para mim, o melhor em campo, esta noite), antes dos dez minutos, em mais um lance de bola parada. esta época e se a contabilidade não me atraiçoa e em todas as competições, já é o décimo primeiro golo em tais condições – contabilidade essa que não ficaria por aí, pois que Aboubakar também “molhou a sopa” em livre marcado por Miguel Layún (nova assistência, a sua sétima para a nossa comezinha liguinha).

confesso que estava ansioso antes do apito inicial, mas que aquela cabeçada do Danilo espantou os “fantasmas” que teimavam em assombrar o meu (ainda) inquieto espírito. a Equipa estabilizou, não caiu cedo na tentativa de adormecer o jogo e/ou de procurar novo golo com a jogada em U defensivo (lateral para o defesa central, que distribui para o lateral contrário que devolve ao central, que passa para o médio defensivo, que rompe em direcção à nossa grande área, devolvendo para o central que, pressionado pelo adversário, despacha…) em vez daquela outra em V ofensivo (com sentido de ruptura, bem mais vertical, procurando os extremos para cruzar para a área, onde se encontra o ponta-de-lança).
em suma: gostei bastante da exibição, cuja cereja no topo do bolo foi o golaço de bandeira do Herrera (em nítido crescendo de forma, o qual ainda não significa melhor habilidade no passe…), depois de mais uma jogada com muita nota artística do Corona, e o único amargo de boca foi o golo sofrido, todo ele (também) made in FC Porto…
.

4)

Rúben Neves.
depois de toda uma semana em que o jornalixo tuga fez questão de salientar que se encontrava a um singelo amarelo de falhar o encontro ante os verde-pijaminhas, em pleno antro governado pelo burro do Carvalho, demonstrou que os seus tenros dezoito aninhos são superiores a toda essa ingerência externa, sempre maldizente e plena de veneno e de fel. muito superiores até, repletos de classe pura, mas daquela que não é fabricada artificialmente por aquele mesmo jornalixo, entenda-se!
.

5)

Julen Lopetegui.
vive tempos conturbados, sendo, por vezes, o “bode respiratório” por algum desacerto que se (pres)sente no Clube; noutras, contribui significativamente e sobretudo esta época, para o desatino exibicional do grupo que comanda (mormente quando, com uma única substituição, mexe em toda a restante equipa – algo que não se verificou, hoje).
o meu único reparo, hoje, vai no sentido em que, às vezes, até dá a entender que se quer pôr a jeito, quando não há necessidade para tal. explico.
o marcador assinalava uns claros 3-0, pelo que o resultado estava (mais do que) feito. faltavam cerca de dez minutos para o epílogo de uma partida já sem história. aqueciam Bueno e André Silva. tal como eu, a nação está sôfrega pela estreia do internacional português na primeira equipa. Lopetegui opta pelo espanhol. sincera e honestamente, ouviu uma monumental assobiadela totalmente desnecessária e por culpa própria, sendo que a dita “apanhou” o ‘kinder’ Bueno em modo de dano colateral…
de facto, ele há coisas que não consigo entender, por mais boa vontade que tenha e por muito que o nosso querido líder (in)tente explicar (aqui)…. é que não se compreende… mesmo!
.

6)

imagem que vale mais do que mil palavras:
(e com o desejo de que haja continuidade nesta nova dinâmica de vitória)
.

duo© sapo.desporto
.

7)

por último mas não menos importante, estão de PARABÉNS:

» a nossa equipa B. quem tiver coragem para ler o que, na época passda, por esta altura, se escrevia acerca da dita e de Luís Castro, certamente corará de vergonha, por muitos dos torpes insultos que lhes foram destinados, e interrogar-se-á se estamos na presença do mesmo grupo de trabalho;

» a nossa equipa feminina de natação, octacampeã nacional;

» a nossa equipa de hóquei em patins, pela extraordinária e histórica vitória na Catalunha, cujo aquele fatídico último minuto, no verdadeiro antro do estado lampiânico não apaga o que se está a fazer de bem, esta época – e da qual não espero títulos no imediato, porquanto que tudo o que se constrói “de raiz” leva o seu tempo a amadurecer;

» a equipa de andebol, comandada pelo ‘rookie‘ Ricardo Costa.
já. não. há. palavras.

» a equipa de basquetebol da Ovarense, porque a derrota copiosa que nos infligiu só nos ajudará a crescer num Futuro que perspectivo bastante sólido.

.
disse!
.

Anúncios

8 thoughts on “not@s soltas de um jogo muito competente (e algo mais)…

  1. Boas Miguel, estou de acordo com a análise feita ao nosso clube, quanto aos B´s o grupo de trabalho este ano é mais forte e mais estável, eu tenho acompanhado a maior parte dos jogos ao vivo em Pedroso e a equipa tem é quase sempre a mesma, o ano passado houve alguma instabilidade com entradas e saídas de jogadores.
    Espero que a situação do emprego melhore. Bom Natal e Próspero Ano Novo
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    Liked by 1 person

  2. Caro Miguel, como é bom ter-te de volta.
    1. Nightwish – Élan ouve esta música.
    3. Com os recentes tempos parece que está a haver aqui uma reviravolta de acontecimentos.
    4. Parece que afinal o Rúben Neves dava para ser pai dos birrentos do jornalixo tuga.
    5. Julen Lopetegui é a montanha russa que consegue por os adeptos no pico da alegria, como na tristeza moribunda.
    6. Agora é engatar a máxima velocidade e agarrar esta posição com unhas, dentes e ossos.
    7. A nossa equipa B estão a comportar-se como A players. Quando se são Dragonas Marinhas nem a água apaga a nossa chama. Aquele últimos momentos no Hóquei caiu-me muito mal, tínhamos o pássaro na mão e deixamos-lo fugir. No Andebol: No more words to say. No Basquetebol foi um dia mau, que já foi apagado.

    Espero que melhores o teu estado mental, porque entrar na depressão é pior coisa para um ser humano.

    Abraços.
    Bom Natal com as melhores companhias!

    Gostar

  3. Ora viva!

    Como é habitual, estou to-tal-men-te de acordo com o que escreves. Confesso que a derrota do Sporting me deixou nervoso: imediatamente imaginei o nosso jogo, a chegar ao intervalo empatado a 0 e aquele nervoso miudinho a começar a aparecer… Felizmente, foi tudo ao contrário. Uma nota quanto à questão André Silva: compreendo que queiramos ver o rapaz a jogar o mai rápido possível, mas a Malta tem de acalmar a pomba. Bem sei que anda uma crispação grande entre adeptos e treinador, mas nenhum jogador merece ser tratado assim. É que os assobios não foram só quando Bueno foi ao banco; estenderam-se ao Momento em que entrou em campo – e até apostou que o rapaz pensou que aquele jogo era em pleno estádio de alvalade ou da luz. Eu queria muito ver o menino, mas nessas coisas a decisão do treinador é inquestionável. Ele podia ter aproveitado para fazer as pazes, de acordo, mas o Bueno também tem sido dos que mais aquece sem entrar. E se a Malta se foi pelo André, que dizer do Sérgio Oliveira?

    Se não nos virmos antes, pega lá um Feliz Natal! Esse astral para cima xôr Lima!

    Liked by 1 person

  4. É bom ver que a nossa equipa vai vencendo os seus medos. Estava apreensivo com o facto de jogarem para 1° coisa que no ano passado nunca correu bem. Isso mais o facto de marcarem golos de bolas paradas merece festejos.

    Agora é continuar e acho que temos tudo para conseguir almejar os objectivos propostos.

    Desejo-te um santo Natal para ti e para os teus, e um 2016 com o melhor a todos os níveis.

    Abraços a todos os portistas

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s