do ‘br@são abençoado’ do dia e da entrevista ao Presidente…

pml220116© pravda
(clicar na imagem para ampliar)
.

BRASÃO ABENÇOADO do dia (aqui), presente na edição impressa, desta Sexta-feira, do pravda da Travessa da Queimada (aqui), com o qual concordo em absoluto (em. absoluto. palavra. por. palavra).

já em relação à parte do «deslumbrado do costume», recomendo a leitura complementar deste artigo de opinião aqui, cujo título bem que poderia ser “um espalhanço do Carvalho“, assinado por um tal de jorge coroado, e patente na edição impressa do pasquim do ‘quim oliveirinha desta Sexta-feira (aqui).
.

pdc© google
.

sobre a entrevista de ontem, do nosso querido líder aos microfones do Porto Canal, eis uma opinião com a qual também concordo:
.

.

«

Pinto da Costa é um homem verdadeiramente fascinante. Porém, não pela falta de títulos, mas antes pela (re)corrente “passividade”, deixou de fazer aparecer, em meus olhos, um brilho que dele sempre tive e retive.
E é pena porque, Hoje, tudo o que diz parece ter outro sentido, nem que seja pelo esboço desta crítica que, antes, não me atreveria a ensaiar.

Apesar de tudo, obrigado! pela dedicação de uma vida e de Portismo!

»
.

sincera e honestamente, é muito “isto” o que sinto. e que, tal como as anteriores (pelo menos, três) entrevistas, considero que também esta ficou aquém das minhas legítimas expectativas. explicarei (sucintamente) porquê, e tendo sempre em linha de conta de que não possuo “os dados” todos, sobre todos os assuntos que foram abordados, porquanto que não tenho quaisquer conhecimentos sobre e/ou ‘connects‘ lá pelos corredores do P(h)oder, bem lá no alto da cúpula da Estrutura.

se é certo que não estava à espera que o Presidente assumisse publicamente alguns dos (muitos) segredos deste negócio – por exemplo, as famigeradas comi$$õe$, bem lá no fundo, uma “alma” transversal a todos os clubes, sejam eles quais forem, e em que ligas e divisões as suas equipas pratiquem futebol -, por outro lado estava à espera de algo mais sobre o actual quotidiano financeiro e desportivo… se já não pedia a revelação de (por absurdo) um “vigésimo terceiro segredo de Fátima” (pois que, se nunca o fez não seria nesta entrevista que o faria e que inverteria a sua posição…), por outro lado sempre acreditei que poderia declarar a assumpção do Erro – em concreto, do que esteve por detrás da falência do projecto de Lopetegui, mormente na sua vertente desportiva.

já agora e sobre este último, foi curiosa (ou talvez não…) a forma “seca” como passou a responsabilidade total, pelo descalabro que entretanto se verificou, para os ombros daquele, justificando-se com a aquisição de outros jogadores, mas com igual valia, para posições-chave na equipa que entretanto foi desmembrada no último defeso.
curiosamente (ou talvez não…) só se referiu às substituições nas laterais, passando uma “esponja” no local nevrálgico do terreno de jogo, o meio-campo – onde Óliver marcou o ritmo do jogo do ano passado, algo que ainda não foi “substituído” este ano e apesar do forte investimento naquele sector, Danilo e André² incluídos -, ou como se Aboubakar fosse em tudo idêntico a Jackson («não sei se me faço entender!»…).
também permaneço na ignorância do porquê de se ter celebrado um contrato de trabalho, com o treinador espanhol, com a duração de três anos, num gesto ímpar nos seus mais de trinta anos ao serviço do nosso FC Porto…

noutro diapasão, também desconheço as razões que subjazem a este silêncio sepulcral, em termos de Comunicação Oficial do, no e sobre o Clube. e fiquei com a nítida sensação de que dificilmente esta política (que (per)dura desde alturas do pífio dourado) mudará… assim como desconheço qual a estratégia para o Porto Canal, cujas explicações ficaram nitidamente pela “rama” da coisa, e com direito a elogio público a Júlio Magalhães (pese embora os convites que se vão endereçando a figuras que “muito nos prezam”, numa política de se (in)tentar ganhar público longe do verdadeiro alvo para o Canal e perante quem não deveria merecer o nosso esforço)… exemplo prático: não se deu hipótese de justificar os convites, para comparecerem na última gala dos Dragões de Ouro, aos directores de dois dos mais “prestigiados” pasquins do jornalixo tuga…

já sobre a questão dos assobios:
se, por um lado, gostei da defesa (que me pareceu) intransigente do grupo de trabalho sob sua direcção, relegando a razão daqueles para um modelo de jogo que assumiu que (também) não gostava – o que, no meu entendimento, entronca naquela questão da persistência no Erro… -, por outro lado ficou por esclarecer o porquê de, há menos de três semanas, ter ofendido publicamente todos os sócios, adeptos e simpatizantes do Clube, acerca dos motivos daqueles mesmos assobios. é que não quero acreditar que tenha “falado de cima da burra” só porque o Clube, naquele momento, se encontrava no primeiro lugar da nossa comezinha Liga…

sobre a questão da sua recandidatura – e só quem não for deste Mundo é que terá ficado surpreendido com a mesma… -, gostei que a tivesse assumido publicamente e, desta forma, ter colocado o ónus da responsabilidade e da acérrima crítica à sua gestão, na Oposição (seja ela qual for, venha ela de onde vier). ou seja: quem não está contente com o Presente e deseje um outro Futuro, que se assuma e se candidate. Abril está já aí a chegar e a “bola” já está desse lado…
.

em suma: não desgostei de todo, mas não me satisfez como em tempos idos. e não será por pensar desta forma e de o sentir de há algum tempo a esta parte, que deixarei de estar imensamente grato a Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa por tudo o que me/nos proporcionou – e que não se esgota no plano desportivo.

.
disse!
.

Anúncios

7 thoughts on “do ‘br@são abençoado’ do dia e da entrevista ao Presidente…

  1. Começando pelo ‘brasão abençoado’: era bom que todos os adeptos tivessem esta atitude de defender quem agora chegou para uma tarefa hercúlea! PML é um gajo de quem gosto! Nem sempre concordo, mas sempre vejo que não tem medo de dizer o que pensa, nem de defender as nossas cores… abençoado, mesmo!

    Quanto ao Presidente: não vi que estivesse diferente do que sempre foi; apenas que nas entrevistas com entrevistadores “inimigos” ele os come de cebolada, coisa que ontem faria pouco sentido!
    Quanto ao resto, ele sempre soube dar as respostas que o tempo pedia… e sempre foi uníssono com o dizer de Pimenta Machado: «o que Hoje é verdade, Amanhã pode ser mentira»…

    pena que nos anos bons não tenha aparecido ninguém para concorrer; agora cheira muito a oportunismo!

    E, claro estou com o Miguel: sempre com gratidão!

    Liked by 1 person

  2. É, começo a achar que é demasiado fácil concordar com o PML. E que é demasiada gente a concordar com ele. Não sei pá, pode ser impressão minha, mas é tanto S. Ele viva o Peseiro, ele abaixo o Casillas, ele pumbas no Bruninho. E vira. Pois, não sei…também concordo com a maior parte, pronto…
    Quanto à entrevista, pois não sei que te diga. Ou por outra, sei, mas digo no domingo 🙂
    Abraço.

    Liked by 1 person

  3. Imbicto Miguel,

    Quanta tristeza…
    Fiquei desapontado com as (segundas) intenções que retirei das culpas demonstradas. Houve momentos que chegaram, nesse aspecto, a ser deprimentes.

    Fiquei bastante contente, por outro lado, por encontrar PdC bem e, tal como o Jorge Vassalo, estimo que isso se reflicta em acções práticas, dando-nos uma valente chapada de luva azul-e-branca.

    Obrigado pela consideração da citação, meu caro!

    Imbicto abraço!

    Liked by 1 person

  4. Boas.

    Concordo no geral com PML, mas a forma como ele termina o parágrafo sobre o Sérgio Conceição deixa-me muito apreensivo.

    Sobre a entrevista do NGP fiquei satisfeito. Pensava que ia ser pior. Não foi exaustivo em nenhum assunto, houve alguns que nem tocou, mas também respondeu a bastantes outros, nomeadamente sobre as comissões de Alexandre Pinto da Costa.

    Falou noutro assunto em que ninguém falou ainda é que é bastante importante. Redes sociais, PdC não usa e não sabe como controlar para benefício do clube.

    Abraços e muito obrigado

    Liked by 1 person

  5. Caro Miguel,
    Concordo que devemos estar gratos a Pinto da Costa por tudo que deu ao FC Porto, mas…
    Neste momento temos um problema que é constatar que não aparece ninguém com capacidade, competência, que inspire confiança e que se candidate à presidência do FC Porto.
    Ninguém se candidata porque no fundo têm receio de defrontar o mito Pinto da Costa. É claro que para competir com o actual presidente do FC Porto é preciso dispor de bagagem e carisma…
    E como menciono acima este facto é um problema pois suspeito que Pinto da Costa parece ter perdido alguma capacidade de contundência, já não é tão incisivo como costumava ser…etc…
    Perante as actuais circunstâncias pergunto: os sócios do FC Porto não terão já de ir pensando numa alternativa, em alguém mais combativo, para enfrentar os rivais que se fartam de exigir respeito, entenda-se tratamento privilegiado…?

    Abraço
    http://www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    PS – Obrigado por disponibilizares a crónica de PML

    Liked by 1 person

  6. Nesta entrevista ficaram muitos erros expostos, feitos ao longo destes longos anos, por uma enorme falha da Estrutura.
    Uma coisa que me deixou incomodado: parece que Pinto da Costa está mais preocupado com o seu grupo/SAD em vez de dar uma resposta de defesa ao Clube. Parece-me!

    Que, daqui em diante, o estado de coisas melhore. É que “a panela ferve” e, não tarda, já nem água teremos para se aproveitar…

    Agora que venha o Marítimo…

    Abraços.

    Liked by 1 person

  7. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que Pedro Marques Lopes, em termos de colunáveis, é dos poucos (se não mesmo o único…) que actualmente defende, de forma brilhante, os nossos interesses

    #contratudoecontratodos

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os seis» 😀
    Miguel | Tomo III

    Gostar

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s