de alguns ‘fait-divers’…

mona_lisa© google
.

.

«

inércia
(do latim ‘inertia-ae’; substantivo feminino)

1. falta de movimento ou de actividade.
2. preguiça, indolência.
3. [Física] propriedade dos corpos que não podem, de ‘per si’, alterar o seu movimento ou o seu repouso; resistência de um corpo ao movimento ou ao repouso.

palavras relacionadas:
inercial, socórdia, estagnação, inacção, sonolência, molidão, atonia.

»

in Priberam.

.
caríssima(o),

serve aquela definição para o presente intróito, o qual se solidariza com este telegrama aqui, da autoria do caríssimo Jorge Vassalo.
um exemplo: ontem estive a ver o “Universo Porto”, no Porto Canal, que, às Terças-feiras, para lá dos comentadores residentes (Bernardino Barros e Paulo Miguel Castro), também conta com a presença do Professor Jorge Araújo. e, com a devida demora de 72h, lá vieram as justas críticas à arbitragem de jorge «sei muita coisa do ano passado» ferreira… a minha crítica é só uma: qual a visibilidade do Porto Canal, no panorama televisivo actual? qual o seu impacto me(r)diático? quem é que, dos nossos detractores, vê o Porto Canal? porque é que, da Direcção, ainda ninguém se revoltou como há um ano atrás? mas estão à espera de quê, para agir (e já não digo em tempo próprio)? por muito menos, fazem os outros comunicados, conferências de Imprensa e afins. e se dúvidas houver do que legitimamente questiono, o último “Prolongamento” dissipa-as, na figura do paquiderme lampião…
é por isso que, Jorge, compreendo perfeitamente a tua revolta quando afirmas que «já não somos só «bons rapazes» a sermos «comidos»; somos, hoje, corpos em desaceleração acentuada, e que em breve ficarão parados, inertes»

já agora e sobre os apitadores tugas, não poderia estar mais de acordo com o seguinte escrito de Jorge Maia, presente na edição impressa do pasquim do ‘quim oliveirinha, desta Quarta-feira, sobretudo na parte em destaque:
.

jmaia© ojogo
(clicar na imagem para ampliar)
.

e, sobre o pasquim do ‘quim oliveirinha, quem “muito gosta” de nós e da nossa cor, afirma que aquele é tão-somente o “nosso” órgão (para lá de) oficioso de comunicação – vide, naquele episódio do Prolongamento, o que afirma o paquiderme lampião, sensivelmente a meio do dito… tenho para mim que, de «ambos os três» do jornalixo tuga, é o único que trata equitativamente o nosso quotidiano com os demais. se isso é ser pró-FC Porto… seja (e se os faz mais felizes). mesmo assim, por vezes (e ultimamente têm sido muitas), aparecem cenas como esta:
.

ikerc© ojogo
(clicar na imagem para ampliar)
.

reforço a afirmação do actual seleccionador espanhol – «ninguém tem nada garantido» – em contraponto com o título da “notícia”, mormente da sua mensagem subliminar, e com a continuação daquelas declarações (mas já sem o devido destaque). e assim se “intoxica” a opinião pública, sobretudo alguns portistas (mais influenciáveis)…
e, se dúvidas houver de que há dualidade de critérios editoriais, no tratamento (muito pouco) “jornalístico” de uma mesma situação – o qual é tremendamente gritante e sufocantemente revoltante, quando há que se proteger as agremiações da Segunda Circular, custe o que custar -, eis (mais) um exemplo:
.

ppc© Tomo III
(clicar na imagem para ampliar)
.

deste #Cardinalcircus, o que “gosto” mais é do afastar de culpas de qualquer conivência e/ou ingerência e/ou interferência com a Direcção do «impoluto» spórtém – isto quando os factos ilícitos ocorreram com um vice-presidente daquela agremiação em funções… ai! se “isto” fosse connosco… já estaríamos dizimados (jurídica e desportivamente falando)…
já agora, não deixa de ser curioso que os sabujos e os pés-de-microfone, que estão a ser tão lestos a encontrar «faltas de honra, de carácter e de se desvirtuar a verdade desportiva», a propósito das transferências de José Sá e de Marega – sobretudo deste último (questionando a sua “lesão”, aos 30′ de jogo, sendo que as aspas são por eles colocadas) -, são os mesmíssimos que cobardemente se calaram com a transferência de jardel (e para não ser fastidioso, enumerando todas as «gloriosas» filhas-da-putice que ocorreram neste séc. XXI…
.

por último e bem mais importante, é, para mim, de todo impossível discordar desta convocatória para o jogo de logo à noite, para aquela competição da treta. numa situação inédita neste espaço, eis o onze titular (em 1-4-4-2) que gostaria de ver alinhar, em Santa Maria da Feira:

Gudiño; Víctor García, Maurício, Chidozie, José Angel; Rúben Neves, Pité, Francisco Ramos, Sérgio Oliveira; André Silva, Suk.

.
disse!
.

Anúncios

4 thoughts on “de alguns ‘fait-divers’…

  1. Obrigado pela referência, caríssimo.

    OJogo de hoje adianta o onze para esta noite, quase até à ultima. Não fala dos centrais, mas intui um losango com Ruben, Imbula, Sérgio e Varela a 10. A frente devem ser esses dois.

    Gostava de ver o Gleison a jogar.

    Abraçom

    Liked by 1 person

  2. O Porto Canal é cada vez mais um canal de “songamongas” |não me perguntes de onde é que saquei esta “pérola” do vocabulário 🙂 , é uma expressão para sonsos|.

    Que lindo que é ouvir Júlio Magalhães dizer que o canal é para todo o País… Ainda há uns anos o ouvia dizer que era um canal para as pessoas do Norte… Bullshit!

    Se viesse, para a gerência do canal, um Homem que soubesse dar voz ao Norte e que servisse de um Hino ao Norte, o Canal, neste momento, estava num outro ponto, e muito melhor.
    Ainda assim Bernardino Barros, Paulo Miguel Castro e Cândido Costa fazem a sua legitima defesa ao Clube.

    Abraços.

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s