(de facto) para meditar… [actualizado e com ‘br@são abençoado’ incluído]

capasv© Tomo III
(clicar na imagem para ampliar)
.

.

.
Para meditar

O menino Leonardo, de sete anos, que foi roubado, ontem, no estádio do Millwall, por adeptos do 5lb, foi naturalmente apoiado e de imediato, pelos responsáveis do FC Porto, que acompanharam a equipa B a Londres.
Logo na altura ficou prometida nova camisola
[do Gudiño] e cachecol do Clube, bem como o convite para vir conhecer o Estádio do Dragão e o Museu do FC Porto. Antes, será convidado a assistir ao jogo da meia-final da ‘Premier League International Cup’, que se joga em Inglaterra, e onde a família do Leonardo reside.
Leonardo é um lutador: nasceu com uma doença mitocondrial rara, mas tem tido progressos assinaláveis – consequência da dedicação que põe nos tratamentos, bem como do apoio que recebe dos seus pais (veja esta página do ‘Facebook’ para saber mais).

Foi bonita a atitude dos Super Dragões, que convidaram o Leonardo e os seus pais, a assistir ao jogo contra o Borussia Dortmund, no próximo dia 25 de Fevereiro, no Estádio do Dragão [para além de que «a direcção dos SD irá custear todas as despesas com viagem, estadia e bilhete de jogo»].
[assim como as prontas reacção e atitude nobre de Cândido Costa (aqui)]

Correta foi a atitude do 5lb, que se demarcou do triste comportamento dos adeptos do clube que roubaram o pequeno Leonardo. Muito nos separa do 5lb, mas felizmente, nesta matéria, estamos do mesmo lado: contra a violência e os excessos.

Finalmente, o comportamento de uns quaisquer selvagens foi o que foi e todos sabemos que a falta de Civismo e o fanatismo são sempre de condenar. Mas, tão ou mais grave foi o silêncio e/ou o branqueamento da generalidade da comunicação social portuguesa – com a honrosa excepção do Jornal de Notícias -, para quem este incidente só aconteceu depois do 5lb se demarcar. Até lá, nada. É contra este silêncio cúmplice que havemos sempre de gritar e denunciar.
.
in
dragões diário (2016-02-05)
.

caríssima(o),

isto, sim!, é comunicar para o Exterior. ainda não é perfeito*, mas é um texto assertivo, incisivo, enérgico, forte, mordaz – com o meu devido destaque para os negritos.

* adenda pertinentíssima:

obviamente que também eu não esqueci um Passado (ainda bem) recente, e como bem (re)lembrou o caríssimo Vila Pouca aqui.
e, também eu, desde então – estávamos em 2008 -, ainda não consegui esquecer (e muito menos, perdoar!) essa vil tentativa de, em conluio com o Vitória Sport Club [escarradela!], usurparem um lugar que conquistámos desportivamente e por direito próprio, por essa via “tão nobre” e que é a da secretaria – e com a conivência da UEFA “de” Platini…
confesso que, na altura da redacção inicial, do que se segue da prosa em apreço, não conduzi o meu raciocínio, por exemplo, para a cordialidade de Francisco J. Marques para com a agremiação de Carnide. o meu foco foi sobretudo o que está a negrito e com o tal «silêncio cúmplice» da (abjecta) Comunicação Social tuga.
mas, que não se infira, em momento algum!, que estou solidário com o comunicado dos coisinhos, que não estou! aliás: acho curioso (e vai daí, talvez não…), e tal como o “Pyrokokus”, em comentário ali em baixo, que se tenham prontificado a demarcar do lamentável e ignóbil incidente com o Leonardo. e porquê? exactamente: porque aconteceu no Estrangeiro. fosse em território nacional, e “está bem, ó freitas… lá pelas 11h, no farol, terás o nosso pedido de desculpas… e se não chover, ou fizer frio…“.
e, porque estamos “numa” de revisitações e de memórias passadas, também não mais esquecerei o “incidente” relatado aqui e que diz muito bem do carácter de “muito boa gente”…
.

e, já agora, a propósito daquele silêncio cúmplice, a imagem acima demonstra a gritante dualidade de critérios editoriais nos três pasquins diários desportivos tugas. nela, reporto-me ao pseudo-incidente que terá acontecido, num voo com destino à Turquia, em que viajaram elementos dos Super Dragões. aquele aconteceu a 01 de Novembro e, no dia seguinte foi notícia, com chamada de capa, em «ambos os três» pasquins desportivos tugas. já o covarde ataque dos ilegais ao Leonardo só foi mencionado mais de vinte e quatro horas depois, e sem direito a chamada de capa…
também convém relembrar que o que terá desencadeado aquele incidente foi desmentido pela própria companhia de aviação e com direito a pedido formal de desculpas aos visados – desmentido esse que não teve o mesmo destaque nos nos ‘me(r)dia‘ tugas…

mas – e no plano comunicacional do Clube, no Presente, haverá sempre um “mas” (pelo menos da minha parte)… -, mantenho a minha opinião: nada “baterá” uma breve comunicação nos ‘me(r)dia‘ tugas, sem direito a perguntas dos sabujos, pés-de-microfone e afins. é que, e não me convencem do contrário (apesar desta mais recente notícia), a visibilidade do Porto Canal, em território nacional, é residual.
.

pml050216© pravda
(clicar na imagem para ampliar)
.

BRASÃO ABENÇOADO do dia (aqui), presente na edição impressa, desta Sexta-feira, do pravda da Travessa da Queimada (aqui) – cujas edições impressas são “armazenadas” no respectivo arquivo (aqui), e relembrando que é desde a presente data até 05 de Dezembro de 2015.

.
disse!
.

Anúncios

4 thoughts on “(de facto) para meditar… [actualizado e com ‘br@são abençoado’ incluído]

  1. Boas.

    Relativamente ao comentário sobre estarmos todos no mesmo lado, lembro-me que nunca houve um comunicado do 5lb quando incendiaram o autocarro do FC Porto.
    Só falaram pq foi no estrangeiro.

    Não me revejo neste comentário.

    Abraços

    Liked by 1 person

  2. de acordo com o ‘pyrokokus’:

    se não queriam envolver a instituição de carnide no incidente, era questão de falar sempre nos indivíduos. para isso, mais valia acabar o último parágrafo assim: “com todo o respeito Senhor Serpa, não se chateie connosco, ’tá?

    Liked by 1 person

  3. A SAD está mesmo divorciada dos adeptos.
    Nem num caso que aconteceu com um adepto com fragilidades físicas, “dão” importância.
    O Dragões Diário é muito pouco.
    Agora FC Porto são todos menos a SAD.
    E essas desculpas do clube de carnide para mim é uma forma de passar a mão no pêlo. Não me diz nada.

    É já daqui a uma semana certa que vamos à pocilga. Espero que os adeptos e jogadores levem isto na alma. E façam-nos ser respeitados.
    Abraços.

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s