a-le-lui-a!

pdc01© FC Porto
.

.

«

arbitragens e nomeações:

Na semana passada estive no Conselho de Arbitragem. Fui recebido para colocar determinadas questões, porque as queria compreender; não foi para dizer nada, porque eles é que são os responsáveis… Mas soube de uma coisa, que naturalmente também vos surpreenderá, e que a mim me surpreendeu completamente: é que há uma comissão de nomeações composta por três membros – a saber: Vítor Pereira, Luís Guilherme e Lucílio Babtista -, e que, em todas as reuniões, dessa comissão, Luís Guilherme e Lucílio Babtista abstêm-se e põem, na ata da reunião, que se abstiveram das nomeações por não estarem de acordo com a forma como está a ser gerida a arbitragem – nomeadamente por um senhor Ferreira Nunes de Coimbra, que controla as classificações e os observadores.
E, como não estão de acordo – atenção que não sou eu! São eles que não estão de acordo -, estamos num impasse… O Conselho de Arbitragem, que tem três elementos para nomear árbitros, desses, dois deles, por não estarem de acordo com o funcionamento, abstêm-se (!!!). Se acham que isto dá garantias à arbitragem e aos bons árbitros, fico surpreendido…
.

“encomenda” de (mais uma) capela:

Está-me a dar uma novidade [da “encomenda capela“]. Acho graça porque, há dias, quando me perguntaram quem é que eu achava que iria ser o árbitro [em Belém], disse que seria um de dois: ou o João Capela ou o Nuno Almeida… Pelos vistos, acertei…
Não vou comentar os comentadores. Registo factos! Palpitava-me que seria um dos dois, e acertei. Os meus palpites, às vezes, dão certo
[risos].
.

SuperDragões vs. ferreira de Fafe vs. me(r)dia:

Não sei do que está a falar [tentativa de jantar, de elementos dos Super, no restaurante do pai do apitador de Fafe]. Mas, do senhor Jorge Ferreira, eu demarco-me completamente do seu tipo de arbitragem e do árbitro! Isso demarco-me completamente! A claque não tomou posição nenhuma, senão eu teria conhecimento! Mas as claques não têm nada que ver com arbitragem, que eu saiba. Protestam, como qualquer outro adepto tem direito a protestar. E basta ver alguns programas televisivos, de “pseudocomentadores” de futebol e o que estes dizem sobre os árbitros, para se perceber que eles [“pseudocomentadores”] não ajudam nada ao Futebol.
.

caso Maicon:

Toda a gente sentiu que, depois daquele jogo, ele não tinha condições para continuar a vestir a camisola do FC Porto. Portanto, apareceu o São Paulo e entendemos que esta seria a melhor solução para o jogador poder reiniciar a carreira e, também, para o FC Porto.
[o Maicon] Tem contrato por mais dois anos e, se aparecer algum clube interessado, veremos na altura própria. Agora, uma coisa é certa: ficar lá , no Brasil e até ao final [do corrente ano civil de 2016], isso não ficará! O contrato acordado com o São Paulo é só até 30 de Junho; e, nesse dia, o Maicon tem de se apresentar aqui.
.

«transportadora aérea da portela»:

Enquanto cidadão portuense, acho que devemos, em primeiro lugar, compreender que os tempos mudam, que as circunstancias são diferentes e que, portanto, os nomes também deveriam mudar. Assim, a primeira coisa que a TAP deveria fazer seria a de mudar o nome para “Transportadora Aérea da Portela”, e aí já compreenderíamos tudo.
Penso que estamos a ter uma óptima reacção e colaboração, por parte das outras transportadoras
[ao cancelamento de rotas da TAP, a partir do aeroporto da cidade ImBicta]. E, desde que seja garantido que o Porto (cidade) não perderá os voos a que tem direito e de que tem necessidade, para mim, o facto de não serem da “Transportadora Aérea da Portela” até é uma garantia de Qualidade.
.

»

in FC Porto e ojogo.
.

porr@, Presidente! é isto mesmo! assim, sim! falou, e falou bem!

foi assertivo, contundente, mordaz e bastante perspicaz, tal e qual como me/nos habituou (porventura, mal…), ao longo destes (mais de) trinta e dois anos de presidência.
confesso que gostei mais destas declarações, apesar de breves, do que as suas últimas três entrevistas. e, confesso, fiquei bem mais agradado com o teor sumaríssimo daquelas do que tudo o que (não) disse nessas entrevistas.
e confidencio também que, assim, desta forma, é que “dá gosto”: é vê-los espernear, com o facto de pensarem que “comemos gelados com a testa” e que nos têm por morcões, lorpas e/ou cefalópodes. refiro-me ao jornalixo tuga obviamente. por exemplo, a propósito de uma profilática visita de cortesia, a Fafe, por parte de alguns elementos dos SuperDragões, é vê-los a «pedir auxílio» e a afirmar que «há linhas que não podem ser ultrapassadas». só ainda não se sabe é se serão daquelas ‘made in#porta18, não é ó mr. burns?
pois é, pois é… até guincham, car@go! e tudo porque se tentou jantar, não se conseguiu e se teve que chamar (e bem!) a autoridade, por questões legais alheias aos elementos da claque, note-se bem!…

de facto, confesso que é assim mesmo que eu gosto!
desconheço se será para continuar – espero bem que sim! -, mas já tive (mais) um momento de gozo, esta semana.

.
por último, peço-te encarecidamente o favor de despenderes (e no máximo!) mais um minuto, do teu precioso e valiosíssimo tempo, a responder ao inquérito que se segue, o qual estará disponível até (sensivelmente…) às 19h30m de amanhã, Quinta-feira:
.

.
sugestão musical:

.

« For millions of years, Mankind lived just like the animals.
Then something happened, which unleashed the power of our imagination: we learned to talk. »
.

pink floyd, “keep talking“.

.
disse!
.

12 thoughts on “a-le-lui-a!

  1. Não tem nenhuma opção possível para poder responder. Lamento, mas estou muito pessimista relativamente ao jogo de amanhã. Após o jogo da Alemanha, em que vi um Dortmund a jogar a meio gás e a dominar as operações no ataque e a controlar com facilidade na defesa fiquei convencido que será uma tarefa quase impossível. Eles são mais intensos no jogo, mais rápidos e jogam um futebol tipicamente alemão, onde prevalece a mecanização e a eficiência alemã. Não foi por acaso que o filme Sportem – Leverkusen foi idêntico, se nós fomos maus ele foram ainda piores e passaram ao lado do jogo. Até podemos vencer o jogo, mas eles irão marcar golos. Espero que a minha descrença ou mau presságio estejam errados, mas não tenhas dúvidas que irá ser o jogo mais díficil da época, tal como o foi na Alemanha. Que a tua crença esteja certa!!! 🙂

    Liked by 1 person

    1. @ Ricardo

      boa noite, Ricardo.

      antes de tudo, “muito obrigado!” pela tua visita, pelo teu comentário e pela partilha das tuas (legítimas) expectativas, para o jogo de amanhã.

      depois, desculpa mas não compreendi: «não tem nenhuma opção possível para poder responder». há algum problema técnico? bem sei que o fundo não ajuda muito – foi uma “homenagem” a uma partida ‘mata-mata’ -, mas acho que dá para perceber as bolinhas 😉
      (e acho que coloquei todas as hipóteses plausíveis, excepto aquela de que nem quero saber e que seria o que aconteceu em Munque, no ano passado, em pleno Dragão)

      quanto ao teu pessimismo: compreendo, respeito mas não concordo. Dortmund foi uma sucessão de azares, em que tudo o que poderia correr mal, foi bem pior. “felizmente” que foi só 0-2, pois, aí sim, perspectivei o pior. amanhã estou em crer que será diferente, e para melhor. ainda não será o ideal, mas estou (bem) mais confiante. e a mensagem que o nosso treinador passou foi bastante positiva e muito optimista 😀
      confiança, car@go!

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  2. Caro amigo.

    Graças a esta entrevista até a minha confiança para logo aumentou. Oxalá seja para manter. Precisamos de um Presidente assim, capaz de os fazer estremecer.
    Só espero é que não seja fogo de vista e que se apague rápido, mas se for para continuar, TEMOS PRESIDENTE CARAGO!

    Grande abraço.

    Pedro Sousa

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

