é hoje!

aaai© fotos da curva
.

caríssima(o),

de facto, é hoje. até a ‘e-letter‘ do Clube o referiu, e já não era sem tempo.
será às 20h30m, «no Dragão» – presumo que ocorrerá no “Auditório José Maria Pedroto” – e com entrada pelo P1 (parque #1), cujo acesso é idêntico ao da concentração dos adeptos para apoiar e/ou apupar a equipa, próximo ao largo do “Museu do FC Porto by BMG”.
eis um vídeo aqui, onde facilmente se reconhece esse acesso.

mais uma vez, reitero os meus votos sinceros para que tudo ocorra de forma (bem) ordeira, e entre todos os intervenientes. a importância desta reunião, para o Futuro mais imediato do Clube, é mais importante do que todo o (literalmente) “ruído de fundo” que se pretenda instalar nessa reunião magna.
o que gostaria de ver respondido, por parte do elemento máximo do Futebol Clube do Porto (e da SAD azul-e-branca) foi exposto publicamente aqui. assim sendo, as minhas expectativas limitam-se a que Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa não se coíbe de esclarecer todos os associados do Clube – que não podem ser tratados como meros clientes deste último! – do que pretende para o próximo quadriénio. no mínimo, que os elucide do seu programa de candidatura.
.

decs© ojogo | FC Porto para sempre
(clicar na imagem para ampliar)
.

“é hoje!”, também deverá ser o que pensam os nossos adversários, quando nos defrontam – sejam os AA, ou a equipa B.
atamancados à “matemática do pontinho” (Jorge Vassalo ©), enquanto não se vêem a perder, tudo serve para anti-jogo. para mim, o “supra-sumo” deste desespero e para quem quer disputar legalmente uma partida de futebol, aconteceu na partida ante o arouca [escarro], em que cheguei a temer pela integridade física de rafael bracali, tantas foram as vezes que, desde os 66 (o momento do segundo golo arouquense), se atirou para o chão a queixar-se de uma forte dor, ora na perna esquerda, ora na perna direita, ora na perna do meio, ora na cabeça (de cima), ora na cabeça… exactofactamente. enfim, um fartote de “lesões”. e como não foi só ele a ter “mazelas”, o certo é que, nos últimos 30′, não houve jogo, nem houve possibilidade de se jogar futebol. este Sábado, no sítio do costume, houve mais do mesmo, mas com esta particularidade e pela pena de José Fernando Rio:
.

.

« 5. Há situações inexplicáveis e que fazem do ‘fair-play’ e da verdade desportiva, uma verdadeira treta. Esta mania de os guarda-redes se lesionarem nos últimos 10/15 minutos, quando o resultado interessa à sua equipa, tem de ser combatida rapidamente pela Liga, sob pena de o futebol perder um pouco mais da sua credibilidade.
Neste jogo, assistimos a mais outros dois “grandes momentos”, qual deles o mais caricato: (i) um defesa do “ónião” “lesiona-se”, entra a equipa médica, posteriormente entra a maca, o jogador chega à linha, levanta-se e começa a correr (!!!). Foi um verdadeiro milagre! Para terminar, em beleza, o espectáculo, (ii) norton de matos, treinador dos madeirenses, vocifera uns palavrões (não sei dirigidos a quem…), faz alguns gestos obscenos, provoca as bancadas e, com um pontapé, destrói uma parte do banco de suplentes. Espero que lhe mandem a conta.
 »
.

este persistente anti-jogo é um facto com o qual os (ditos) “clubes grandes” tugas têm que conviver, porquanto que faz parte do ADN do nosso comezinho futebolzinho. e ainda é pior nos jogos da II Liga, em que o exponencial do anti-jogo é elevado (no mínimo) ao cubo.
portanto, ler aquelas declarações do treinador da oliveirense, no final da partida em que acabara de perder três pontos, e depois de ter provado do “próprio veneno” que infligiu à nossa equipa B, em Outubro passado, dá tudo menos pena e/ou vontade de rir: dá é uma vontade do cara…ças de o mandar a dois ou três sítios que eu cá bem sei, na próxima vez que nos cruzarmos com essa figurinha (menor) do comezinho futebolzinho, tuga, e que (ainda) se vai praticando pelos ervados e/ou batatais da II Liga. em Oliveira de Azeméis é mais a segunda opção…

.
disse!
.

5 thoughts on “é hoje!

  1. Boas.

    Concordo com quase tudo, excepto quando dizes que os clubes ditos “grandes” têm de conviver com o anti-jogo.
    Infelizmente isso não é verdade. O FC Porto e o zbording (este em menor incidência), têm tal fardo; mas o 5lb, não. Ele é belenenses, paços de ferreira, boavistas, marítimos, uniões, guimarães, etc. Tudo clubes comprometidos, de uma ou outra forma, que chegam aos jogos com o 5lb e facilitam de forma gritante.

    Mas isto é trabalho da SAD, trabalho que nunca foi feito. Por isso é que uns andam sempre calmos, tranquilos e sossegados, e com “os outros” é sempre uma pressão enorme.

    Isto é um campeonato mentiroso. Está tudo montado, já desde o ano passado; mas, neste ano, ainda tem mais “aficcionados”. E a SAD o melhor que arranjou foi isto?!

    Abraços portistas

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.