apelo ao Espírito Santo…

nesbsv© bruno sousa | Tomo III
.

.

« a partir de hoje, Nuno Espírito Santo é o meu treinador (com ou sem presenças em eventos com o lampião de Paredes).
desejo-lhe todas as felicidades, para esta sua nova aventura, sobretudo porque o seu sucesso será sinónimo de muita alegria para mim e para toda a Nação Portista.
como alguém disse, um dia: #somosPorto!
»
.

caríssima(o),

reproduzi o sms que enviei a alguns de vós, ontem, logo após a apresentação de Nuno Espírito Santo, como prova de um sentimento que não se alterou e que é comum a todos os anúncios de um novo treinador para comandar os destinos do meu clube do coração: o de que tudo lhe corra pelo melhor, com votos sinceros de muitas felicidades (sobretudo porque a Sorte, essa malandreca, conquista-se, ou faz-se por conquistar, principalmente com muito trabalho).
acima de tudo e sobretudo, espero que Nuno Herlander de Simões Espírito Santo, enquanto ostentar o brasão abençoado ao peito, seja o treinador de toda a Nação Portista e não de uma ou outra «facção». e que, ao contrário de um Passado recente, não se hostilize, desde o primeiro minuto, quem para cá vem com o intuito de nos ajudar a triunfar, criando um ambiente de “cortar à faca”, em nossa própria casa (!) e para com os nossos (!!).

tal como certamente terá acontecido contigo, não foi nele que pensei, de imediato, mal soube do despedimento de José Peseiro. mas, assim que foi anunciado oficialmente, passou a ser o treinador do meu (do nosso!) clube de Sempre. como confidenciei a um de vós, o anúncio do Nuno, como timoneiro-mor da nossa nau, suscitou-me um entusiasmo em tudo idêntico ao de villas-boas, em 2010. e, se te deres a esse trabalho e salvaguardando as devidas distâncias (quanto mais não seja, pelas diferenças de personalidade), verás (constatarás) a similaridade dos discursos de apresentação. não houve «predestinados» murros na mesa, mas houve algo bem superior: essa incontida alegria de um menino que chega ao cargo que surge logo a seguir ao de se jogar pela nossa equipa do coração. e aquele brilhozinho nos olhos do Nuno disse muito (pelo menos, para mim).
e é (também) por esta ordem de irracionais razões que apelam ao nosso lado mais sentimental, que considero que há que dar crédito ao nosso querido líder na escolha que fez. se fizermos uma análise racionalmente lógica e não muito exaustiva, constataremos que a preferência pelo 21º treinador, da era de Pinto da Costa enquanto Presidente do nosso clube do coração, obedeceu ao perfil que sempre foi traçado, desde o seu início, em 1982, e com a honrosa excepção de Sir Bobby Robson: a opção por um perfeito desconhecido, sem curriculum feito, com ambição em triunfar e que seja destemido.
é por isso que escutei, com redobrado agrado, que «este não é o momento de promessas, mas de garantias […]. Garanto à nação portista que com trabalho e união vamos conseguir o que todos pretendemos, que é ganhar [porque] sabe muito melhor vencer no FC Porto». e que estou certo de que, tal como todos nós, portistas indefectíveis, Nuno Espírito Santo e Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa também estão cansados (e muito frustrados) de ver os outros vencer.

assim sendo, convém salientar, mais uma vez, que, como só desejo o Bem ao Futebol Clube do Porto, é certo e sabido que, neste espaço, não haverá cá lugar a assobios, apupos, impropérios, turpilóquios e outros quejandos tais! aqui, neste espaço e tal como para todos os outros treinadores que precederam, para lá dos elogios, a Crítica, a existir e quando deve ser tecida, tem que ser justa, sensata, razoável, respeitável (para se fazer respeitar) e objectiva, nesse espírito positivamente construtivo de sempre. haja a vontade de se Unir ao invés de se separar, promovendo a discórdia entre pares.

ah! e sem me querer arvorar em arauto superior aos demais, longe disso!, a mim não me causa “qualquer espécie” que Nuno não tenha vindo em Janeiro, e que, neste entretanto, não só se tenha “queimado” o nome de um treinador, como hipotecada toda uma época desportiva. pensemos um pouco: caso as coisas corressem mal (como correram, e para lá do objectivamente razoável), Nuno já estaria “queimado” para a nova época que se avizinha, porquanto que um treinador que acaba de perder tudo e da forma como aconteceu connosco, não encara a época seguinte com os mesmos índices de confiança e de motivação, tanto em relação aos jogadores, como em relação aos adeptos – principalmente estes últimos (pois não nos esqueçamos que já não estamos em 2002, e que as redes sociais “andem aí”, e por muito que a Direcção da $AD/Clube afirme que as ignora)… e, se o nosso querido líder tem a convicção de que o Nuno será um grande treinador, faz todo o sentido ter esperado pelo início desta época, pelo tal «momento oportuno». é que, assim, desta forma terá todas as condições para preparar um ano que, acredito convictamente, que será vitorioso! com trabalho, esforço e dedicação, tudo se consegue!
.

por último, dois brevíssimos considerandos:

nesbsv© pravda | Tomo III
.

o primeiro vai para a imagem acima, numa reprodução do que consta, a páginas 13, na edição impressa do pravda da Travessa da Queimada desta Quinta-feira (aqui), onde se comprova o que ainda ontem denunciei: enquanto para uns são comi$$õe$, para os outros são (e cito) «outros custos do negócio»; enquanto para os primeiros se “privilegiam” grandes parangonas sobre derrapagens, para os segundos «gloriosamente» se vão tecendo loas ao que se (des)conhece das suas negociatas, as quais são sempre excelentes negócios, e por mais dúvidas que suscitem além-fronteiras; enquanto a Norte tudo é mau e susceptível de dúvidas, a Sul tudo é o seu inverso e ai de quem questionar o que por lá se (des)faz, que o Mi(ni)stério Público da dona «Mizé-Tung» não brinca em serviço a cima do Rio Lis.
digam o que disserem os pés-de-microfone e os sabujos, que labutam nos me(r)dia tugas, “isto” não é Jornalismo! e onde se deveria preservar o Rigor e a Isenção, privilegia-se a venda de papel jornal, a qualquer custo, atropelando todos os códigos deontológicos de uma profissão que já teve melhores dias e que actualmente é muito comparável àquela que é tida como a mais antiga da Humanidade…

e, assim, desta forma, surge o segundo considerando, o qual se relaciona com o anterior: também eu não compreendo como é que aqueles mesmos me(r)dia continuam a ter acesso privilegiado à nossa casa, mesmo depois da escandaleira dos convites aos directores dos pasquins desportivos, para marcarem presença na gala dos Dragões de Ouro… se, por um lado, percebo que há regras que devem ser cumpridas, pelo outro, legitimamente questiono da possibilidade daqueles mesmos sabujos poderem fazer perguntas e, pior!, obterem respostas que não lacónicas e monossilábicas! considero que assim, como está, não poderá ser e faço votos para que haja uma inversão num dos pilares que o Nuno elencou como sendo fundamentais: o da Comunicação. por exemplo, comigo, não haveria lugar a conferências antes dos jogos e regressaríamos ao tempo em que Luís Castro antevia as partidas, em exclusivo, aos microfones do Porto Canal; e, finda aquelas, só se responderia condignamente a quem nos respeitasse, a todos os outros, putinh@ que os pariu, tal como, em tempos, fez o CRtriste®.
ou seja e em suma: marcam presença nas conferências de Imprensa, porque não podem ser impedidos de tal, sob pena do Clube poder vir a sofrer sanções; mas, depois e se até então persistirem em “prevaricar” connosco, falam para aquele órgão sexual em forma fálica, com os respectivos a gravar, enquanto os nossos profissionais dissertam sobre o que tiver que ser dito. acho que Ontem já era tarde demais para se adoptar esta atitude, entre outras mais.

.
disse!
.

Anúncios

14 thoughts on “apelo ao Espírito Santo…

  1. Assisti e gostei do que vi, estou como tu, cheio de esperança (talvez por já estar farto de estar no fundo).

    Achei curioso foi o pormenor final da “foto de família”, foi impressão minha ou o PdC esteve a tentar convencer o AH a subir ao palco e o mesmo não estava para ai virado?! PdC talvez numa de “anda lá mostrar que estamos todos de acordo” e o AH numa de “epá, ai e tal, na verdade não era o NES que eu queria…”

    #somosporto

    Liked by 1 person

    1. Pelo tom “galhofeiro” do Presidente, pareceu-me mais um “apareces sim senhor, que vai já para o facebook, ao lado d’eu e a Nanda às compras no Pingo Doce”. Também gostei, claro.
      Abraço.

      Liked by 1 person

  2. Não consta que houvesse “encosto”. Diz que aparecem nas fotos mesmo não se vendo a olho nú…
    Não fosse o flash apanhar o poltergheist, já lá estava outra presença oficial bem mais agradável à frente, nomeadamente a pedido insistente – e bem – do pai, nessa foto em bênção que se faz nas missas. O pai e o Espírito Santo lá estavam. Felizmente a “santíssima trindade” ficou coxa na foto… Só faltava ele, que dizem que é omnipresente e omnisciente.

    Imbicto abraço!

    Liked by 1 person

  3. Espero que estejas correcto e que a época de 2010/11 se repita.

    Agora que já está oficializado o treinador, é hora de arrumar a casa a nível de plantel e em especial a nível comunicacional. Senão vai ser mais do mesmo.

    Abraços

    Liked by 1 person

  4. Eu estou muito pragmático para o que os próximos tempos nos dirão.
    Nem estou em delírio, nem em “amuadices”… Estou céptico, porque é preciso pensar bem no Futuro.
    Para já, só quero é estar de bem com o meu Clube, sem pensar nas muitas tristezas recentes, e esperar que tudo esteja a ser bem planeado.

    Já ao “lixo”, não percebo que raio de perguntas eram aquelas, ontem: foram só tentativas de lançar veneno. Realmente, a Informação agora é tudo menos informação propriamente dita.
    E, concordo contigo: é fechar a porta a esses lacaios.

    Abraços.

    Liked by 1 person

    1. @ Filipe

      também te agradeço a regularidade nas tuas visitas e no tempo que despendes em comentar 🙂

      depois, «que raio de perguntas eram aquelas»?! simples: as de sempre, de autênticos sabujos e/ou pés-de-microfone, sem espinha (por que dobrados à questão de se agradar a ma$$a$ (ditas) «gloriosas»). e é por isso que defendo que, comigo, esses ficavam no lado de lá.
      e, para a apresentação do Nuno, era tão, mas tão simples “contornar” a questão: bastava tornar o evento privado, com o Porto Canal a ser o único órgão de Comunicação Social “convidado”… bastava haver esse interesse. pelos vistos, não houve…

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  5. Viva Miguel e Caros…

    Nao costumo comentar mas sou um assíduo. …
    Normalmente partilhamos a mesma opiniao/pensamentos… inclusive e mais importante, nas caralhadas…. 😉

    O NES foi ha uns 2, 3 anos a minha escolha… talvez agora por estar fora do radar nao pensava nele… mas gosto! !!!

    Eu dou muita relevancia a um aspecto que é descurado por quase toda a gente…. o Nuno tem fisico… como dizemos no Porto, manda cabedal e isso tem influencia!!!! Nao foi a toa que o Mourinho foi buscar o Baltemar e o Silvino…. ajuda a impor respeito!!!

    Tem conhecimento interno do clube!!!
    Privou de perto e seguramente bebeu muitos ensinamentos de grandes treinadores….
    Ao que me da a entender é Portista….

    Para os detratores….. fez uma muito boa 1a epoca no Rio Ave…. e na segunda epoca “so” foi as finais das duas taças. … ou seja, apurou o Rio Ave 2 anos seguidos para a Europa….
    Acham pouco???? Halibut no ilhó que isso passa..
    No Valencia “só ” ficou em 4 no primeiro ano!!!! Atras daquelas equipazitas fracas… como i Barça o Real e o Atletico… coisa pouca..

    A malta Portista tem de aprender a cair…. ha muitos que nao sabem por as maos a frente e caem com os cotovelos… e essa merda deve doer comó caralho….

    Ainda ontem fiquei estarrecido quando o messias que muitos queriam/querem no nosso Clube disse que o unico campeonato Europeu aberto era o Brasileiro!!!!
    Imaginem que ele ja estava no Porto?!?!?! Ia ser enxovalhado pelos merdia!!!!

    Por falar em merdia…

    Mais uma vez concordo contigo!!!!
    Black Out a moda antiga…. e falar so ao Porto Canal….
    E justificar CLARAMENTE o porquê de tal atitude!!!!
    Enquanto nao houver igualdade de tratamento…. vai ser para os 2 lados…

    À Puta que os pariu!!!!

    Um grandissimo abraço aos Resistentes que pensam pela própria cabeça! !!

    Liked by 1 person

    1. @ xebeu

      antes de tudo, muito obrigado! pela visita, pelas gentis palavras e por tão pertinente comentário!
      nem vou editar a pontuação, para não “estragar” (e para que se perceba que há quem seja regular nas visitas, residindo “nesse enorme país que é o Estrangeiro”® 😀 )

      é pá! mais, uma vez: muito obrigado! é mesmo gratificante, deste lado, perceber que há quem nos compreenda desse lado, e que não estamos a escrever “para o galheiro” 🙂

      ps:
      marcámos-te falta! da próxima vez – sim!, haverá uma próxima vez! – exige-se a tua comparência 😀

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  6. Miguel,

    Eu é que agradeço. .. passo muito tempo fora do país e voces, nomeadamente o Vila, o Vassalo e Tu, sao a minha companhia as refeições e as minhas actualizações. …
    Enquanto nao resolvo a por a dar a Vodafone Tv no estrangeiro…. (precisava de mascarar o ip para ficar fixo como se tivesse em portugal…).

    Mas é a realidade… penso quase quase igual aos 3… e o meu discurso ésuper parecido com o teu…

    De facto foi uma falha… mas, como expliquei ao Vila, tenho um jogo de fut 11 em Cabeceiras de Basto todos os anos… e calhou mesmo naquela merda daquele sabado…
    Depois compenso na pre epoca… 😉

    Voces nao imaginam a falta que faz um post… as vezes dou por mim a pensar que estao atrasados…. 😂

    Um forte abraço e tem sempre em mente que tens uma LEGIAO a espera dos teus posts… 😉

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s