voltinha ao bilhar grande…

© google | Tomo III
.

.

« O FC Porto já não ganha nada há três anos; a única coisa que ganhou, este ano, foi no bilhar. »

luís figo, a 01 de Junho de 2016. deduz-se que sóbrio.
.

caríssima(o),

as declarações acima (vídeo aqui) são da autoria do próprio, o qual, segundo o Silva, não passa de (e cito) «um conas», num silogismo que envolve (muita) fruta e vindo directamente de um gajo que afirma que, daquela, é mais dado a bananas e papaias… adiante. não me irei debruçar sobre elas, apesar de terem servido de mote à presente “post@” (título incluído) e de, assim num repente, ter pensado “nisto” aqui e aqui
mais informo que o que a seguir se expõe não pretende mascarar, seja de que forma for, o descalabro desportivo que ocorreu, na época finda, no escalão máximo da modalidade que dá nome ao nosso clube do coração e de Sempre, antes corroborar a resposta pronta que o «pesetero» em causa mereceu por parte de quem assina a e-letter do Clube.
.

© fc porto
.

mesmo desconsiderados por todos os me(r)dia tugas, na sua quase total generalidade, aquela que (por eles, claro!) não é tida como a melhor escola de formação deste “rectângulo à beira-mar (im)plantado”® e que não abre telejornais com os títulos desportivos que conquista, sagrou-se bicampeã de futebol em Juniores A (actual escalão sub-19).
trata-se de um feito desportivo que, para o Clube, já não era conseguido desde 1993/1994, e logo num ano em que a equipa B se sagrou campeã da Segunda Liga – num título oficial que custa a engolir a muito “boa gente”, mas que é para ser tido em conta precisamente por isso mesmo: é tão-somente um título de uma competição oficial, organizada por uma entidade legalmente… oficial e instituída por quem de Direito, e não de uma qualquer taça lat(r)ina.
ou seja: ninguém nos liga, não somos chamadas de capa de pasquins, nem temos os habituais invertebrados do costume a fazer pressão pelos nossos. ainda bem que assim é, porque será sempre sinal de que fomos vitoriosos. e de que estamos a ser incómodos. e isso s(er)ão sempre sinais positivos, apesar do incómodo da discriminação por parte dos useiros e vezeiros sabujos do costume.
.

© fc porto
.

no início da tarde de ontem, necessitei de me deslocar ao centro da ImBicta. foi um filme, onde sobressaíam as filas intermináveis para lá se entrar (e algumas bichas pelo caminho). só (bem) mais tarde é que me apercebi do porquê daquelas (das primeiras, bem entendido!): a W52-FC Porto-Porto Canal acabara de vencer o “Grande Prémio JN”, em ciclismo, com Rinaldo Nocentino a vencer a etapa que acabou em plena Av. dos Aliados e Rafael Reis a sagrar-se o vencedor da 26ª edição daquela prova (a mesma onde o spórtem/tavira se quedou pelo terceiro lugar. espera-se novo comunicado do burro do Carvalho a qualquer momento).
tudo sobre rodas, portanto. e com mais uma «gloriosa» ausência de destaque nos mesmíssimos me(r)dia tugas.
.

© fc porto
.

onde também não se meteu água foi na natação. este final-de-semana, Diana Durães bateu o recorde nacional absoluto nos 200 metros livres, cumprindo a distância em 2’02”,40 minutos, no “32º Meeting Internacional do Porto”, que decorreu na nova (por que remodelada) Piscina de Campanhã.
não se trata de um título ‘per si’, mas de um feito desportivo que muito nos deve embevecer.
.

© ojogo
.

curiosamente, neste final-de-semana, o nosso único “sorriso amarelo” aconteceu… no bilhar. tal como a foto acima documenta, na final da Taça da Europa de clubes de bilhar às três tabelas (vulgo carambola), pela quarta vez que ficámos pelo primeiro lugar dos últimos.
deste amargo de boca, retive as seguintes palavras de Daniel Sanchez, via “FC Porto para sempre“:
.

.

« o FC Porto, um dia, vai ganhar [esta prova]! esta é a melhor equipa em que já joguei. com o João Ferreira e o Rui Costa, dentro de dois anos, o FC Porto vai ter uma grande equipa! e o João vai ser um jogador de nível mundial! »
.

ah!, quase que me esquecia… convém referir que se tratou de uma competição efectiva e comprovadamente com clubes europeus, mas da Europa mesmo!, e não “daquela Europa“, segundo jorge jeBus
.

© google
.

contra tudo, contra todos e contra os tolos da federação da modalidade em causa, ainda não foi desta que uma agremiação afecta à Segunda Circular venceu o campeonato nacional de séniores, em andebol, já lá vão nove anos.
desta vez, consta que «a equipa de andebol do 5lb sofreu um ABC» [® Sérgio Mayor de Andrade], para «glorioso» desgosto de quem tudo, mas mesmo tudo!, (in)tentou para que fosse outro o desfecho final. bem feito, pá! ficaram com um amargo de boca e ganharam um “andar diferente” para os próximos tempos…
neste entretanto e apesar da festança final dos comandados de Carlos Resende (vídeo aqui), parece que, mais uma vez e só esta época (!!), os reincidentes ilegais da agremiação de Carnide provocaram desacatos (vídeo aqui), com um elemento da equipa do 5lb a ter que intervir para que males maiores não acontecessem a uma criança indefesa (vídeo aqui). cenas lamentáveis, mas que mais não são do que a sua imagem de marca mais actual.

no fundo, bem lá no fundo e regressando ao campeonato em causa, a imagem que se segue será sempre aquela que dele guardarei, pela forma “suja” como nos foi sonegada a possibilidade de disputar a final de um injusto ‘play-off‘:
.

lance_roubo© porto canal | Tomo III
.

por último e na minha opinião, “a” imagem de (mais) uma lenda que nos deixa, para poder (enfim!) brilhar no firmamento:
.

© sport bible
.

.
disse!
.

Anúncios

5 thoughts on “voltinha ao bilhar grande…

  1. Lendas morrem e deixam-nos.
    Lixo não morre e continua a infestar.
    Conquistas feitas com os verdadeiros valores FC Porto.
    E um “tipozinho” que agora não tem feito nada na sua vida e decide “marcar presença”.

    Enfim, o que nos anima em conjunto com as nossas conquistas são as “quatro” tacadas ali em cima. ^^

    PS: Já estou à espera de Julho…

    Abraços.

    Liked by 1 person

  2. Opá, obrigado pela referência, pois claro. De resto, já sabes que sou um apaniguado da fruta, desde os meus tempos de árbitro 🙂
    Quanto ao con@s, se o bilhar de que fala é o que tu usas para ilustrar mais esta bela posta, então acho que deveríamos criar um clube de bilhar. Antevejo um lindo futuro para este desporto. Mas mesmo lindo, caraças. Sobretudo a preto e branco. 🙂
    Abraço

    Liked by 1 person

  3. caríssima Reine, caríssimos,

    como é habitual, muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    afinal não estamos assim tão mal, se excluirmos o futebol 😀
    (outros há, mais verdes, que almejavam todos estes títulos para o imediato, e que ficaram a chuchar no dedo. ou na banana 😉 )

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» 😀
    Miguel | Tomo III

    Gostar

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s