(breve) resumo de ontem, hoje…

© FC Porto
.

caríssima(o),

antes de ir assar sardinhas, que o lume já está a arder, eis uma súmula do dia de ontem, sobretudo para memória futura «e que assim», sendo que também há imagens, mas só para que o breve epítome doutrinal não seja (ainda) mais maçudo…
.

o nosso clube do coração começou o dia (de ontem) a lançar um comunicado.
sucintamente, insurge-se contra uma rábula (de muito mau gosto, diga-se…) que a estação (cada vez mais, muito pouco) pública de televisão exibiu na véspera, em horário (ainda) nobre.
como nele é referido e muito bem, «a RTP tem a obrigação de honrar a sua condição de estação pública, não só por também ser paga pelos nossos impostos, mas sobretudo por ter o estatuto de “Serviço Público” e ser considerada bandeira do nosso País». infelizmente e como se pode comprovar no vídeo aqui, não foi isso que aconteceu, achincalhando-se a figura do Presidente, ainda no exercício de funções, mais titulado a nível mundial e, por inerência, atentando-se ao bom-nome e à honorabilidade daquele, bem como de uma instituição desportiva nacional centenária. mas, parece que a tradição já não é o que era, se é que alguma vez o foi, inclusive para aqueles lados…
de facto, fossem outras as personagens e os clubes “satirizados” na rábula em causa, e o meu desprezo e a minha revolta seriam idênticos; talvez não fosse tão contundente na crítica, mas censuraria, na mesma e na sua Essência, a irreflexão dessa forma muito leviana com que se pretende fazer “humor” pelos lados (mais obscuros, porquanto mais «gloriosos») daquela “estação de televisão” [tosse], acima de tudo e sobretudo desrespeitando-se a centenária História do(s) visado(s)…
é que e em total contraponto com a ironia rasca, ordinária, reles, tão típica de gentalha de botequins e de tavernas, de vão de escada, presente na rábula em causa, foi para mim de todo impossível não esboçar um sorriso largo, bem rasgado, quando li o que as imagens abaixo documentam
:
.

© google
(clicar na imagem para ampliar)
.
© luís afonso | público
(clicar na imagem para ampliar)
.

e, dando azo ao teor do segundo cartoon, ontem, de manhã, bem pela fresquinha, houve algo insólito, perto de um lago, em Lyon (França) e que já extravasou as fronteiras gaulesas. consta que envolveu um microfone, um “jornalista” de uma “estação de televisão” de puro telelixo [vómito], e o CRtriste®.
para quem só acordou hoje e desconhece do que se fala e/ou para quem pretende (re)ver as imagens:

» aqui disponibiliza-se o vídeo integral do insólito;

» aqui disponibiliza-se o vídeo só com o insólito;

» aqui, aqui e aqui, disponibilizam-se gifs do insólito.
.

não serei hipócrita: apesar de não gostar da figura de Ronaldo, pelos motivos expostos aqui, considero que esteve brilhante, mais uma vez, para com uma “estação de televisão” que mais não é do que jornalixo puro e duro, e que é a imagem dos me(r)dia tugas actualmente: uma corja de vendidos, de sabujos e de pés-de-microfone, apoiantes convictos do serôdio centralismo atávico que tolda este “rectângulo à beira-mar (im)plantado”® à gerações sem fim, sempre dispostos a curvarem-se perante as agremiações da Segunda Circular (mormente do clube do Regime) e impacientes por zurzirem no quotidiano azul-e-branco, demonstrando à saciedade toda a sua imparcialidade e todo o seu “brio” profissionais…
mais uma vez, só lamento que o nosso Clube ainda não tenha adoptado tais atitudes para quem tanto e com muito afinco, diária e exclusivamente só vive a denegrir, a desprestigiar, a desrespeitar, a achincalhar, a escarnecer, tudo o que envolva o quotidiano do nosso clube do coração. e, atenção!, que não me refiro só aos pascácios que gravitam pelo grupo cofina, porquanto que há (bem) mais por aí e que mereciam igual tratamento como o CRtriste® concedeu à “manhatêbê”- só que, ao invés daqueles, até são convidados para uma gala dos Dragões de Ouro…
e, para quem se insurgiu com a atitude da vedeta lusa, acusando-o de tudo e do seu contrário (principalmente nas sórdidas redes sociais, onde grassa uma triste impunidade), convinha saber-se dos principais motivos que levaram àquela atitude de quem já está pelos cabelinhos para com os mesmíssimos sabujos que tanto o vilipendiam
:
.

© faceboKas®
(clicar na imagem para ampliar)
.

acho que qualquer um de nós, nas mesmas condições, agiria (no mínimo) de forma igual e, se calhar, atiraria algo mais do que o famigerado microfone ao lago – por exemplo, o sabujo que o segurava (mas isto, já sou eu a especular)…
ah! e para que não se pense que não há Jornalistas que se indignam para com os seus pares, recomendo a leitura deste artigo aqui, da autoria de fernanda câncio (que também se dá à liberdade de emitir as suas opiniões somente em letra minúscula) e estoutro aqui, de Tiago Marques (jornalista do Porto Canal).
.

© google | Tomo III
(clicar na imagem para ampliar)
.

.

« Imaginem o FC Porto (e, se não forem portistas, adaptem ao vosso clube do coração, sff) a jogar uma prova qualquer, num grupo (por absurdo e sem qualquer desprimor para os clubes que serão citados) contra o FC Paços de Ferreira, o FC Arouca e o CD Tondela. olhem, por exemplo, uma Taça da Liga, mas “a doer” e com prémios idênticos aos praticados na Champions.
Imaginem que o FC Porto é incapaz de ganhar o raio de um jogo sequer!; que é super-favorito, mas que joga mal e porcamente, e que se vê “à rasquinha” para para passar a fase de grupos e atingir os oitavos-de-final.
Imaginem que o FC Arouca, o adversário no nosso último jogo do grupo que nos calhou em Sorte, já apurado para a etapa seguinte, até se dá ao luxo de poupar jogadores titularíssimos e em risco de suspensão, devido a uma possível acumulação de amarelos, e mesmo assim nos marca 3 golos (!!!).

Imaginem também que, com o mesmíssimo FC Arouca, já apurado e sem se preocupar em ter que atacar desenfreadamente, o FC Porto tem a oportunidade de tentar ganhar o jogo e de poder vir a ter, numa fase a eliminar, uma condição muito mais “simples”, podendo vir a defrontar adversários teoricamente mais acessíveis, e que o seu treinador, mesmo assim, mete mais um trinco em campo e não arrisca n-a-d-a: não ataca, não remata, não pressiona, limitando-se a ver o adversário trocar a bola na defesa, sem mostrar qualquer ambição.

Algum portista sentir-se-ia orgulhoso dessa equipa? Algum portista sentir-se-ia identificado com essa equipa e essa atitude? Algum portista rever-se-ia nessa equipa, e na sua alma? Algum portista ficaria eufórico com essa miserável qualificação?
É que eu só sentiria (sinto!) vergonha. »
.

não acrescento nada mais às palavras do João Ferreira, as quais subscrevo e corroboro, na íntegra, porque são um resumo perfeito dos três jogos, da “equipa que (decididamente não) é de todos nós”®, nesta fase de grupos.
mais: ontem, a meio da primeira parte, com aquela confrangedora exibição a entrar dentro de minha casa, enviei um sms, para alguns de vós, a dar conta de que «fosse no Dragão, e a massa assoBiativa do Clube já estava a actuar». como não foi jogado no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, o que se ouvia, mesmo timidamente, era um apoio à equipa das quinas, porque os assobios partiam da enorme falange de apoio húngara…

entretanto e mesmo sem saber o que por aí virá, nos (ainda muitos) jogos que falta disputar, para mim, este é O golo do torneio em causa:
.

© google | Tomo III
(clicar na imagem para ampliar)
.

para finalizar e para posterior reflexão, mesmo que à mesa e regada com um bom tinto, consta que «99.85%» dos fãs do Borussia Dortmund já renovaram o seu lugar anual, no Westfalenstadion.
já sei que se trata de um clube com uma dimensão à parte da nossa, e que a sua massa adepta é (muito) especial (por que singular), no panorama futebolístico europeu; mesmo assim, convém recordar que se trata do mesmo clube que, há duas temporadas, terminou em 7º lugar no campeonato, tendo andado a lutar pela manutenção no escalão máximo do futebol alemão até à jornada 21 (de um total de 34)…

e agora, com a tua licença, vou gozar o S. João com a família e preparar-me para um final-de-semana intensíssimo a nível musical.
com o regresso prometido para a próxima Terça-feira, dia 28 de Junho, até lá ficam expressos os meus votos sinceros de

um feliz S. João!
(para ti e para os que te são mais queridos)

.
disse!
.

Anúncios

6 thoughts on “(breve) resumo de ontem, hoje…

  1. Sim, concordo que foi uma merd@ de um ‘sketch‘, por um canal de televisão que já viu melhores dias.
    Mas, sinceramente, gostava que o FC Porto parasse de dar importância a estes caramelos, e estar a perder tempo com comunicados e essas tretas… Ao fim de contas, só vão acabar por atrair mais atenção para um ‘sketch‘ que provavelmente não teve grande audiência da primeira vez (como não vivo em Portugal, desconheço quanta gente vê esse programa).
    Nesta altura deveríamos estar concentrados no mercado, e na próxima temporada, e não a andar a “cascar” no mau humor.

    Liked by 1 person

    1. @ João

      antes de tudo, muito obrigado! pela visita, pelas vossas gentis palavras e poela partilha de tão pertinente comentário!

      desconheço o ‘share‘ de audiências do programa em causa, pelo que, nesse ponto estou de acordo contigo: indirectamente promovemos (via Direcção do Clube) uma rábula de merd@, feita por gente de merd@ e dirigida a… alguém.
      por outro lado, acho que fez bem o Clube em reagir a algo que denegriu a sua imagem, mais uma vez, e num canal dito “público”. e não será o intentar esta acção na Justiça e o se redigir um Comunicado que tomará o tempo necessário para a construção de um plantel que se espera forte 😉 aliás, acredito que esse trabalho está a ser desenvolvido há muito e como tão bem prezamos: no silêncio dos deuses 😀

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  2. Portugal está cheio de pessoas que são uns autênticos ‘loosers’ e uns palhaços |não os do circo, mas palhaços sem graça|
    Porque para o jogo de Portugal contra a Hungria esses jornalistas andavam mais preocupado em Portugal empatar do que vencer, e por outro, por haver gentinha que está sempre a procurar fazer programinhas de humor |sem humor|.

    É nisto que alguns de nós Portistas temos de estar atentos, porque nós FC Porto valemos mais do que isto.

    Abraços.

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s