desse amadorismo puro (e duro)…

futuro© google | Tomo III
.

caríssima(o),

um gajo até tenta manter a calma; até tenta respirar fundo enquanto conta de um milhão, novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove para trás; até (in)tenta procurar esses fundamentos que sustentem uma visão positiva “da coisa“; até faz de tudo para não querer panicar e só por “dá cá aquela palha”; até resiste à tentação (irreflectida) de começar a reflectir sobre tudo e mais alguma coisa, e desatar a tecer críticas sobre críticas, sobre críticas, em relação a tudo o que mexe no quotidiano azul-e-branco… mas, ele há momentos em que efectivamente não dá e a peneira já não cobre um Sol que brilha, cada vez mais, sobre um buraco que vamos “alegremente” cavando e sem que se encontre o seu fundo. e que, quando este parece que nos aparece à frente, nós fazemos por ir ainda mais além. e, sim!, por esse «nós» incluo todo o adepto que vibra e que sofre pelo FC Porto, independentemente de pertencer (ou não) à $AD.

de facto, o “episódio Depoitre“, com o culminar num ridículo comunicado (em forma de «esclarecimento»), posteriormente difundido no Dragões Diário desta Quarta-feira num tom (bem para lá do) coloquial, a somar a todo um mandato presidencial para não mais se repetir, vem (com)provar que efectiva e indubitavelmente “algo” vai mal na Estrutura.
do pouco que se sabe sobre este episódio, no meu entendimento transparece muito amadorismo (e assim mesmo, sem aspas) numa mesmíssima Estrutura que, em mais de 30 anos de experiência, dificilmente conceberia este tipo de equívocos.
portanto e a ver se consigo entender bem: no limite temporal do envio da lista de jogadores do FC Porto para defrontar a AS Roma, a contar para o ‘play off’ de acesso à fase de grupos da Champions League da UEFA, fomos contratar um avançado, “estilo ‘pinheiro’” e um perfeito desconhecido para quem tem, como responsabilidade máxima,  evitar erros em catadupa, a não ser para aquele que o irá treinar (pois que terá sido «a sua preferência no meio de muitas opções»), supostamente para ajudar o André Silva a não ter, em exclusivo sobre si e sobre as suas capacidades, a hercúlea tarefa de marcar golos àquele conjunto italiano. horas depois da contratação desse avançado, de naturalidade belga e que, veio-se a descobrir, «só há três anos se tornou futebolista profissional» (!!!), a Estrutura apercebe-se de que afinal não vai dar para o André ter uma alternativa válida na eliminatória em causa devido a interpretações erradas dos regulamentos; mas não haverá qualquer motivo para alarme porque o jogador «já estará disponível para a fase de grupos das provas europeias» – falta é saber qual, mas isso agora não importa e nem sequer estou para aqui a querer azarar, de todo!

é pá!, tenham lá a santa paciência e não me fodam, que eu não vou “em grupos” (© ega) nem gosto de comer gelados com a testa! alguém falhou, em grande e com estrondo!  e alguém terá que assumir as responsabilidades por um erro inadmissível num clube que se pretende altamente profissional! o que aconteceu ontem, com todo o recambolesco que este episódio encerra, é bastante grave, e para lá de muito triste e de motivo de chacota dos nossos rivais (arqui-inimigos?). e muito preocupante, também.
mas e mesmo profundamente descontente com todo este nosso Presente, dia 20 de Agosto,  se Deus quiser e se tudo correr pelo melhor, lá estarei, no meu teatro de sonhos azuis-e-brancos, ante o Estoril, para apoiar a minha equipa do coração. 
e para responder a alguns de vós – gente rude do campo, vil e impregnada de rancores carcomidos e requentados, e que só visitam este espaço invariavelmente à procura do “mal” – esta minha postura não me faz mais (ou menos) portista do que vocês, sempre prontinhos a tecer considerandos avulsos (inclusive sobre a minha personalidade, o meu carácter, a minha moral) sobre quem desconhecem e em absoluto! agora, não me peçam para só teclar e nada mais do que bitaitar em frente a um teclado e atrás de um monitor, quando o Clube necessita que marque presença no local apropriado e mediante as minhas di$ponibilidads!

por último, (também) não posso deixar de o referir: a mim, que sempre apoi(ar)ei quem tantas alegrias me/nos proporcionou, quero acreditar que esta se trata de uma fase menos positiva, digamos assim; mas os indícios de que as brechas e/ou fissuras já são algumas, esses começam a ser indisfarçáveis. e, tenho para mim, que parte da solução reside no afastamento, dos corredores do Dragão, de um nome com apelido Pinto da Costa mas cujo primeiro não é Jorge. aliás, não deixa de ser uma terríBel coincidência – e eu não acredito nestas – que quando pai e filho se reaproximam, ganhando na relação que os envolve (e, a meu ver, bem, pois quem é o pai que deseja mal e infortúnio ao seu próprio filho?), o Clube invariavelmente perde, inclusive em termos desportivos. foi assim no triénio 1999-2002; está a sê-lo, outra vez, desde 2013…
mais: temo que, se esta época nada for feito para inverter o rumo que as anteriores têm evidenciado – a começar no plano desportivo e a terminar obviamente no plano comunicacional, entre outros – aquele crédito, amealhado ao longo de três décadas e que tanto custou a capitalizar, se esgote ao final de menos de metade de uma só; e que quem deveria sair pela porta grande, o faça pela mais estreitinha das traseiras do estádio. longe vá o agoiro e mal de mim/nós se fosse este o meu desejo, que não o é! mas não poderia deixar de o expressar. entretanto, pode ser que isto mude…

.
post scriptum:

esta notícia aqui também revela o muito amadorismo que grassa pela liga portuguesa de futebol (muito pouco) profissional, porquanto que, à data e hora, destas linhas (#notmadeinporta18), quem de direito ainda não veio desmentir e/ou apontar soluções* à gloriosa «ameaça» de falta de comparência à partida em Tondela…
* entretanto, já houve desenvolvimentos e (cita-se) «depois de terem sido noticiadas as queixas do 5lb, sobre as condições do campo, o organismo procedeu a uma nova vistoria do relvado e deu “luz verde” para a realização do jogo, apesar da ameaça encarnada de falta de comparência».
.
e por falar em #porta18, consta que aquela também teria envolvidos chiques #jogosdamala… e, quem diria?, com a denúncia a partir do lixo tóxico do grupo cofina (vídeo aqui)…

.
disse!
.

Anúncios

20 thoughts on “desse amadorismo puro (e duro)…

  1. Quando um simples adepto como eu fica animado com a evolução do plantel, tinha de vir a SAD estragar as coisas.
    Ora, que vem a ser este amadorismo, no que toca ao “engano” de pôr Depoitre nesta lista, quando ele não podia?

    Enfim… É tocar a apoiar a equipa de futebol, porque apoiar esta SAD e defende-la é inútil.
    Sim esta SAD fez o que fez, mas parece que agora esta SAD está a desrespeitar-se a si própria e, ainda pior!, o próprio FC Porto. Já estão a encher e muito!, o saco de “enganos”.
    Depois não venham com os discursos contra centralizações e equipas à Porto, porque neste momento não vejo uma SAD à Porto, nem acções contra centralizações em concreto.

    Portanto: Força Nuno, Força Plantel!!!
    Façam elevar o FC Porto para outro nível.

    As páginas douradas de um Homem estão-se a queimar, pelo que me trás a esta malha aqui

    Que venha depressa Sexta-feira para desanuviar…

    Abraços.

    Liked by 1 person

    1. não é isso que afirmo, “drulo”.
      o que escrevi foi: «supostamente para ajudar o André Silva a não ter, em exclusivo sobre si e sobre as suas capacidades, a hercúlea tarefa de marcar golos àquele conjunto italiano», o que é ligeiramente diferente e contrário ao que pretendes aferir do meu texto 😉
      aliás e para que não restem dúvidas, o que penso sobre o André Silva está bem patente aqui.

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  2. A magia da escrita é insuperável se a compararmos com a crueza das palavras. Se lhe juntarmos a expressão facial e o poder do olhar, conseguimos, muitas vezes, aproximar-mo-nos da verdade das coisas. Quero eu dizer que, depois de ouvir (primeiro) Pinto da Costa a dar o seu show televisivo e, depois, de ler, hoje, OJogo, fico com a sensação de que as palavras do Presidente quiseram dizer mais ou menos isto:

    “… eu já estava dentro do carro, para ir ter com a Nanda, quando me apareceu o Nuno, batendo no vidro, a perguntar:
    – Presidente, sempre vem o Luís Adriano? … é que hoje é o ultimo dia e ninguém me disse nada..
    – Sei lá!… ainda não trataram dessa merda?!

    Pega no celular e liga para “alguém” – não sei se para o Alex se para o de Vinhais.
    – … Então?! O ponta-de-lança ainda não está contratado? Está aqui o Nuno a dizer que ninguém lhe diz nada, e que hoje é o último dia… Eu até pensei que ainda estávamos a 05… Mas esse não é aquele “pinheiro”? E não jogou já nas eliminatórias da Liga Europa?… Mas então não pode jogar contra a Roma?!… Foda-se! És sempre o mesmo camelo! Eu resolvo já esta merda!
    Oh Nuno, a cena é esta: não há “pasta” pró Luíz Adriano, mas existe a hipótese de mandar vir um gajo belga, de 2 metros de altura, 27 anos, que começou a jogar profissionalmente há 3 anos, sem vícios… Um verdadeiro boi!…
    – …. Mas, Presidente, para isso tínhamos o Mareg… (ainda tentou dizer Nuno)
    – … ‘pera aí, caralho! Este é melhor! Marca golos de 3 em 3 jogos e ainda consegue ser maior que esse gajo. Só há um problema: não pode jogar contra a Roma, pois jogou pelo Gent nas eliminatórias da Liga Europa.
    – Oh Presidente, mas se não pode jogar na Champions o que é que vão pensar de nós? (Nuno, espantado)
    – Não te preocupes! Nas entrevista digo só que foi um desejo teu, e a ‘Dragões Diário’ mais OJogo tratam do resto. Sabes como é: a leitura dá azo a muitas interpretações… Como é, queres? Sempre pode ajudar na liga Europa e dar um jeito no campeonato…”

    A famosa Estrutura faliu – logística e financeiramente – e PdC, em quem votei e sempre apoiei, dificilmente acabará este mandato – não por não ganhar, mas por querer dar a sensação de interessar-se pelo Clube como se interessava, mas quando já não se interessa.

    Liked by 1 person

    1. mesmo tendo em linha de conta o que subjaz o teu comentário, confesso que não deixei de esboçar um sorriso quando li o teu comentário 🙂 somos dois na partilha dessa dor…
      {e tenho plena consciência da possível interpretação dúbia das minhas palavras, pelo que estou preparado para os comentários homofóbicos, os quais invariavelmente partem daquela mesmíssima gente rude do campo}

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  3. ….amadorismo puro? Bom, se for assim teremos de louvar a nossa pura amar a dor. Amar a dor de estarmos tesos, amar a dor de sermos alvo de chacota, amar a dor de insistirmos em ver PC como há 30 anos – ele só mudou de idade e de prioridades, amar a dor em presentirmos que vamos penar. Enfim, se assim fossemos em todas as vertentes das nossas vidas teríamos como certa a canonização em qualquer religião.
    Ámen.

    Liked by 1 person

    1. exceptuando a “canonização”, pergunto ao caro Ega se não é um pouco disso tudo que temos vindo a gramar de há três (longos) anos a esta parte?… com tantas insónias de tanto se amar a dor, nem consigo imaginar o que se viveu numa travessia de 19 (penosos) anos…

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Gostar

    1. obrigado!, meu caro, mas confesso que (i) não sou o «dono da Verdade Absoluta» (citação de um “elogio” sobre a minha pessoa que li por aí) e que (ii) gosto de um bom contraditório – como ali em cima, com o “drulovic” 😀
      a troca de opiniões é sempre salutar, desde que formuladas com Civismo e tecidas de forma construtiva 😉

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Gostar

  4. Estamos então em sintonia Miguel. Se veio para ajudar o André Silva em caso de necessidade. Não há qualquer caso nem erro da parte de ninguém e o chinfrim não passa duma barreira de fumo.

    São todos da equipa do Abel Xavier? 🙂
    Ó bai-me à benda

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s