a voz do dono…

futuro© FC Porto | Tomo III
.

.

« Chega a ser confrangedor o desequilíbrio psicológico da maioria dos adeptos portistas…
Não temos dinheiro, apanhámos a pior equipa possível no ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga dos campeões (e até a equipa do Villas-Boas penaria para passar esta AS Roma) e desesperamos todos por reforços de 20 milhões chamados Rafa e Óliver – de valor indiscutível, mas de preço muito discutível (o Óliver ganhou “zero” no FC Porto) …

Queríamos uma “limpeza de balneário”: despacha-se Aboubakar, Brahimi e Martins Indi… Agora chora-se porque os despachámos…
Queríamos uma aposta séria na formação e em miúdos a crescer: temos Otávio, André Silva, [Rúben Neves, João Carlos Teixeira, Diego Reyes, Alex Telles,] Corona. Mas que não pode ser, que são “muito verdes” e assim não vamos lá…

Queríamos um treinador “à Porto”: vamos buscar o único possível (Marco Silva é mais benfiquista do que o Eusébio…). Que não, que é inexperiente, que está a construir um plantel curto e que não se compreende aquele meio-campo…

Estamos muito mal, não temos dinheiro, a Direcção falha e continua a falhar gravemente, mas o caminho é olhar para a frente e não pensar que o Mundo vai acabar porque muito provavelmente vamos ser eliminados em Roma e a seguir vamos a Alvalade …
É jogar com o que há, crescer aos poucos e aproveitar aquele sangue e aquelas lágrimas do Ruben Neves para, um dia, irmos ao Dragão e sentirmos que voltamos a ser Porto . Até ao fim da época é apoiar…
»
.

caríssim@,

aquele foi dos poucos comentários optimistas que, neste final-de-semana, pude ler por aí, nesse maraBilhoso mundo que é a bluegosfera.
de facto e sem querer ser muito chato (ainda mais do que já sou…), mas correndo o risco de me repetir, é certamente um caso de “esquizofrenia” pura ler alguns textos e/ou alguns comentários na bluegosfera: não está em causa nem nunca estará, frise-se bem!, o portismo de cada um, o qual é vivido de forma singular (por que única) e era o mais que me faltava estar a julgá-lo (e quem sou eu para o fazer? ninguém!); o que lamento é o que é referido no comentário ali em cima: essa “capacidade” de se querer tudo e o seu contrário, no mais curto espaço de tempo. ainda nem três meses se cumpriram desde a sua apresentação oficial e já é alvo de contestação…

desculpem-me a franqueza mas, e para lá de todas as culpas que também assistem à Direcção (do Clube e/ou da $AD, é indiferente, porquanto que são praticamente as mesmas pessoas), enquanto adeptos (seja de sofá, seja de bancada, seja de superior, seja de café, ‘whatever‘), temos cota-parte no rumo que o nosso Clube do coração está a tomar, e aqueles exemplos “esquizofrénicos” comprovam-no. bem sei que três anos de “jejum” não ajudam, mas, que diabo!, já estivemos* bem mais e continuamos aqui, para mal dos pecados de muitos (mais do que onze milhões, segundo dizem)…

acho que seria interessante pararmos um pouco e reflectirmos se a nossa conduta é a melhor para o Clube e em prol deste último, que é por isso que estamos aqui (é, não é? pelo menos, deveria ser…).
por exemplo, é inadmissível que ainda haja quem prefira instintivamente assobiar um jogador da Equipa, ao invés de o fazer, por exemplo, para os cabrões dos apitadores que se pavoneiam, a seu bel-prazer, no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos – afinal, sempre é preferível tornar aquela que deveria ser a nossa fortaleza num, autêntico Inferno para os nossos, para os que ostentam o brasão abençoado ao peito («esses bandalhos!», como já ouvi), do que fazer tudo por tudo para que aqueles cabrões tivessem que abandonar o recinto de jogo de fraldas… mas, “isto” sou eu a pensar alto e certamente que a desejar o Impossível…

* quer-se dizer e para ser rigorosamente escrupuloso e verdadeiro: estiveram alguns de nós, os (chamados) da velha guarda – aqueles que, por exemplo, têm mais anos de experiência de portismo do que eu de vida… e outros há que sofreram 14+19 anos à míngua, e ainda por aí andam – desanimados com o Presente, mas de olhos postos no Futuro!
se conhecem algum deles, tomem a liberdade de lhe(s) perguntar como é que “sobreviveram”. e, já agora, como ultrapassaram, para lá da chacota alhei(r)a, o descrédito que lhes assolava a alma, ano após ano, após ano, após ano. ou então, se não estão para essa pachorra, perguntem a um amigo fanático pelo spórtém, que vai dar ao mesmo (03 títulos em 33 anos, ‘and still counting‘)…
.

futuro© google | Tomo III
.

entretanto, consta por aí que foi o fim do Mundo em trusses, lá para os lados de Carnide, e depois de um empate que, antes de o ser, já era tido como uma vitória inequívoca para os fanfarrões do costume… aliás, a imagem acima é só uma reprodução das correspondentes capas dos pasquins em causa, desta Segunda-feira (aqui e aqui).
portanto e com a colaboração dos sabujos de sempre (estrategicamente colocados no jornalixo e nos me(r)dia tugas), e dos avençados nos vários painéis daqueles programas (supostamente) para debate do Futebol (mas que mais não são do que um autêntico lavar de roupa imunda) cá se vai pressionando e condicionando o rumo da próxima jornada – a qual, para lá do clássico a disputar no “reino distante dos viscondes falidos de Alvaláxia”®, também contempla um escaldante Nacional vs. 5lb, a ser disputado na véspera daquele…
assim sendo e na senda do que já foi denunciado aqui, aqui e aqui **, também estou (muito) curioso para saber qual será o castigo a aplicar ao Orelhas por ter proferido «é uma vergonha! como é que nomeiam este tipo?! não queremos mais aqui, este tipo!», ao que terá tido como resposta, por parte do interlocutor «são 24 árbitros e todos podem apitar todos os clubes»… mas vou esperar sentadinho, não só por causa das varizes, mas também porque aquelas declarações terão sido «supostamente» proferidas pelo líder efectivo da #porta18 e do controlador dos #vouchers… e porque o “professor” rui vitória não fala de arbitragens e tal (conferir aqui e aqui e aqui)…
ah! e caladinhos, pela parte de quem efectiva e comprovadamente tem mais responsabilidades do que todos os ‘bloggers‘ juntos, é que se está bem. e é assim que se consegue lutar pelos direitos que assistem ao Clube, como veremos a seguir… como é mesmo?… isso!: «enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos!»…

** sim, somos todos uma cambada, uma «seita» do pior, andamos todos “concuminados” (que não concubinados), e só publicamos as opiniões que a $AD nos impinge… por vezes também pensamos pela nossa própria cabeça, mas é raro (para além de proibido)…
<modo de ironia ‘off’>
.

futuro© FC Porto para sempre | fotos da curva | Tomo III
(clicar na imagem para ampliar)

.

entrementes, parece que houve uma grande penalidade sobre o Silvestre – «de televisão», ou de outra, não interessa, pois que foi evidente que houve falta sobre aquele e dentro da grande área. e, note-se, uma grande penalidade que não foi um ‘fake’, como esta outra aqui, que se tivesse acontecido no Dragão e viesse a ser assinalada… ui! já teriam caído os Clérigos, a Trindade, a Sé, a Igreja dos Grilos, a dos Congregados, a da Misericórdia, a de S. Francisco, etc e tal…
parece que não, mas a outra, a da imagem acima, a ser assinalada e a ser concretizada, a “tal” «salvação nos últimos minutos» poderia redundar num dragão «de ouro» – saber ao que me refiro aqui ou aqui. pois… parece que não, mas facilitaria imenso. e, convenhamos, ajudaria bastante a que não se ouvissem alguns assobios em nossa própria casa – sim!, lá estou eu. outra vez…

.
disse!
.

6 thoughts on “a voz do dono…

  1. Então está aqui um excelente artigo e ninguém comenta? Bem lá vou eu falar outra vez dos “tais” 19 anos que passei sem ganhar nada. Curiosamente estávamos tão “habituados” que já nem estranhávamos. Rasgávamos os cartões e ficava-se por ali. Agora, por estranho que pareça, estamos habituados a ganhar e não admitimos perder.
    Porquê? Sim, é estranho mas, se do ponto de vista desportivo onde entram 3 equipas presumivelmente melhores do que as restantes, estatisticamente seria lógico que ganhasse uma delas pelo menos de 3 em 3 anos, a verdade é que não tem acontecido isso.
    Como tivemos (pretérito perfeito) um grande presidente atingimos a hegemonia nos últimos 30 anos Acontece que, por obra e graça do avançar inexorável da idade, tenho receio, melhor dizendo, tenho a certeza que a mesma pessoa já não funciona a 100%. O que fazer então? Neste momento não sei estamos na tal encruzilhada. Se parar é morrer e avançar será estragar tudo só se pede ao senhor que pare um bocadinho, resigne dos cargos que lhe foram confiados e partamos para novas eleições no Clube e na SAD.
    Recordo-me que, em devida altura, antes das últimas eleições, e em vista do que se passou nos últimos 3 anos, sugeri a alguns amigos portistas que estava na hora certa de pensarem em formar uma direcção capaz. O que aconteceu então? Lá veio o almoço (ou jantar do costume) com as 10.000 assinaturas e lá se foram os sócios enfiar na toca do lobo outra vez. Agora não sei como vai ser.
    Grande abraço

    Liked by 1 person

  2. Não cheguei a estar 19 anos em jejum, já que quando vi o FC PORTO sagrar-se campeão pela primeira vez na minha vida, tinha 17 anos!
    Mas posso dizer que nem um orgasmo se assemelha ao que senti nesse dia em que o Ademir botou a bolinha lá dentro da baliza do Bento (acho quer era o Bento!)
    Por isso não é por 3 anos de jejum que vou ficar histérico, pandérico ou cadavérico como o cú do Américo!!!!

    Liked by 1 person

  3. No mais, não compreendo muita da desconsideração por parte de grande parte dos adeptos em relação a alguns jogadores do Porto, nomeadamente neste último jogo em relação a Varela, cujas reacções me parecem injustas, até porque vi outros jogadores perderem também a bola ou mesmo estancarem o ataque, não tiveram a mesma reacção. Também é de mencionar como é que os vermelhos empatarem e tiveram os adeptos a aplaudir no final a equipa e nós no estádio do Dragão aos 5 minutos já se ouviam assobios……. Como diria alguém, “os adeptos são o 1° jogador”, a época vai ser muito longa e a equipa vai precisar de tudo o apoio…..

    Liked by 1 person

  4. Também eu me lembro bem desse jogo, e desse golo… quase que entregávamos, novamente, o campeonato ao 5LB, com o disparate do primeiro tempo… felizmente o Ademir salvou-nos …
    Lembro-me desse jogo e do São João desse ano, nessa semana, e da alegria que sentia… Nunca tinha sabido o que era sentir-me Campeão, isso nunca nos acontecia…
    Já estava habituado, “era normal”… até que o deixou de ser Passado alguns anos, depois da revolta dos jogadores com Herman Stessel como nosso treinador (estava lá metido o Fernando Gomes, que depois se mudou para o Zbordem).
    Receio, no entanto, que esta nossa cavalgada tenha chegado ao fim, enquanto quem nos deu tantas alegrias não sair. Como o Machado costumava dizer: «vocês sabem de quem eu estou a falar»…

    Liked by 1 person

  5. Muitos dos adeptos que assobiam são daqueles da minha geração que, quando começaram a acordar para a Vida, viram o FC Porto ser campeão europeu e mundial.
    Ora tal como o soro, Ganhar tornou-se no nosso tranquilizador; e quando já não há nenhuma gota, de repente acordamos a resmungar com o/a enfermeiro/a, e com colega de sala de repouso, e com todo corredor e hospital.
    Ou seja: precisamos de viver de uma outra forma, mas a vivê-la da melhor forma, procurando o nosso sustento para a nossa tranquilidade. Essa tranquilidade é apoiar, dar o alimento ao FC Porto porque também nos damos a nós próprios.

    Eu, graças à bluegosfera consegui tornar-me num melhor Portista.

    Quanto aos casos de ontem, em vez de “soro”, os árbitros precisavam de um outro tipo de “gota” para ficarem borrachos e com aquela cor que lhes é característica, e aí estava “tudo bem”.

    Carago!, deixem lá os árbitros serem sóbrios! 😀

    Abraços.

    Liked by 1 person

vocifera | comenta | sugere (registo necessário)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.